Publicado em 26 de setembro de 2025

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou na terça-feira (23) uma ação de conscientização sobre a importância da prevenção ao suicídio, dentro da programação da campanha Setembro Amarelo.
A atividade ocorreu na Estratégia Saúde da Família (ESF) Central e foi conduzida pelo médico Dr. Marcos, que destacou a relevância de identificar sinais de alerta, estimular o diálogo aberto sobre saúde mental e buscar apoio especializado. Durante o encontro, o profissional ressaltou que falar sobre o tema pode salvar vidas e contribui para a quebra de tabus relacionados à depressão e ao suicídio.
Além das orientações médicas, a equipe da ESF Central reforçou o papel essencial do acolhimento familiar e comunitário no cuidado às pessoas em sofrimento emocional, apresentando também os serviços de apoio psicológico e psiquiátrico disponíveis no município.
O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano, sendo esta a quarta principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.
Para a secretária municipal de Saúde, Taís Chagas Felix, ações como a realizada em Itararé são fundamentais para fortalecer a rede de apoio à população: “Quem estiver passando por momentos difíceis pode procurar atendimento nas Unidades de Saúde do município ou entrar em contato com o CVV (Centro de Valorização da Vida), pelo número 188, disponível gratuitamente 24 horas por dia”, destacou.