Prefeitura de Itararé

Publicado em 12 de novembro de 2025


Prefeitura de Itararé (SP) promoveu palestra sobre políticas públicas para pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Comitê Intersetorial sobre Políticas Públicas para Pessoas em Situação de Rua, realizou nesta quarta-feira (12), na Câmara Municipal, a 1ª Palestra de Sensibilização da Rede Intersetorial sobre a implementação de políticas públicas voltadas à população em situação de rua.

Com o tema “Reconhecer para Incluir: Pessoas em Situação de Rua e Políticas Públicas”, o encontro teve como objetivo fortalecer o diálogo entre os diversos setores da administração pública e promover a construção de estratégias conjuntas para garantir direitos, inclusão e dignidade às pessoas em situação de vulnerabilidade.

O evento foi dividido em duas partes: Na primeira, os participantes receberam uma introdução sobre a Política Nacional para Pessoas em Situação de Rua, abordando sua origem, evolução e fundamentos, além de uma explanação sobre como o trabalho vem sendo desenvolvido atualmente no âmbito da Assistência Social e da importância da participação das demais políticas públicas.

Na segunda parte, houve uma contextualização com a realidade local, com a apresentação do Programa Moradia Primeiro, modelo que propõe oferecer moradia fixa como ponto de partida para a superação de outras demandas, como o enfrentamento à drogadição, o desemprego e o fortalecimento dos vínculos comunitários.

A secretária de Assistência Social, Lilian Migliorini, ressaltou que os próximos encontros do Comitê serão orientados pelo tema da palestra, com foco na construção de um plano de ação para implementar a política em Itararé:

“As próximas reuniões do Comitê Intersetorial sobre Políticas Públicas para a População em Situação de Rua serão pautadas neste tema, com a intenção de elaborar, de forma participativa, um plano de ação que viabilize a implementação efetiva dessa política em nossa cidade.”

O prefeito João Fadel Filho participou da abertura do evento e destacou a importância da iniciativa: O tema ‘Reconhecer para Incluir’ reafirma nosso compromisso com a dignidade humana. Eventos como este são essenciais para qualificar ações integradas e avançar na inclusão social em Itararé.”

A palestra contou com a presença de representantes das secretarias municipais, instituições parceiras, conselheiros e profissionais da rede socioassistencial.

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados