Prefeitura de Itararé

Publicado em 8 de maio de 2026


Campanha de atualização de rebanho está aberta em Itararé

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, em parceria com a Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, informa aos produtores rurais que está em andamento a Campanha de Atualização dos Rebanhos 1º semestre/26, obrigatória para todas as espécies.

O período de atualização ocorre de 11 de maio a 14 de junho de 2026, e tem como objetivo manter o controle sanitário e o cadastro atualizado dos animais existentes nas propriedades

A não declaração pode acarretar o bloqueio da movimentação dos animais e a inviabilidade da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) com possibilidade de sanções administrativas. Rurais, garantindo maior segurança e eficiência nas políticas de defesa agropecuária.

A declaração pode ser feita diretamente no sistema GEDAVE. Outra forma de efetuar a declaração é pessoalmente em uma das Unidades da Defesa Agropecuária. Os endereços estão disponíveis em https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/enderecos/.

A partir de 2026, uma novidade para proprietários de bovinos e bubalinos que passam, além de declararem seus rebanhos, a contribuírem com o Fundo de Defesa da Sanidade Animal Para a Pecuária (Fundesa-PEC), o seguro paulista para a Febre Aftosa. O Fundesa-PEC vai agilizar respostas em casos da doença nos rebanhos paulistas.

A Secretaria reforça, ainda, que a Campanha de Vacinação contra a Brucelose segue até 31 de dezembro de 2025.

Produtores que tiverem dúvidas ou necessitarem de orientações podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, localizada à Rua Frei Caneca, 1443 ou pelos telefones (15) 3532- 4626 ou WhatsApp (15) 3531-4282.

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados