Formação foi direcionada a coordenadores da Educação Infantil

Publicado em 1 de junho de 2023

Educação de Itararé (SP) realiza orientação técnica sobre autismo

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, realizou, no dia 11 de maio, mais uma Orientação Técnica Pedagógica para os Coordenadores da Educação Infantil, responsáveis pelas etapas da pré-escola (4 a 5 anos) e creches (0 a 3 anos), da Rede Municipal de Ensino.

O encontro teve como objetivo principal oferecer informações básicas sobre o autismo e acolher, apoiar e entender mais sobre a família, principalmente as mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Conduzida pelas assessoras técnicas pedagógicas Nataly Guedes e Marlene Ribeiro, a formação teve a contribuição das coordenadoras Tânia Martins O. Machado e Flávia C. R. Foohs Becker, que puderam expressar e relatar um pouco sobre o que é ser mãe de autista e os desafios encontrados no dia a dia.

Também foram relatadas informações básicas sobre o processamento e a sobrecarga  sensorial de um TEA, tais como dicas para os educadores em como agir em caso de crises e sugestões de atividades.

As supervisoras de escola Samara Abrahão e Eliara Leite destacam a importância de eventos como esse para a conscientização e sensibilização da sociedade. “A orientação foi extremamente esclarecedora e emocionante. Precisamos discutir mais sobre o tema para contribuir com a inclusão dessas crianças nas escolas e na sociedade em geral”.

Para a secretária da pasta, Andreia Almeida, “essa abordagem proporciona uma maior consciência sobre as necessidades e lutas enfrentadas por essas mulheres, incentivando a solidariedade, empatia e a ação em prol de um ambiente mais inclusivo e acolhedor”.