Formação foi direcionada aos coordenadores pedagógicos da pré-escola

Publicado em 15 de agosto de 2023

Educação Infantil de Itararé (SP) realiza formação sobre projeto Alimentação Saudável

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, realizou, na última quinta-feira (10), mais uma Orientação Técnica para os coordenadores pedagógicos responsáveis pela pré-escola, da Rede Municipal de Ensino.

A formação abordou o tema Alimentação, com o objetivo de complementar ações do Projeto de Alimentação Saudável existente na Educação Infantil do município. Durante a formação, a assessora técnica pedagógica, Nataly Guedes, trouxe novas propostas relacionadas ao tema.

Na ocasião, os coordenadores vivenciaram na prática a execução de um bolo de milho, relacionando a prática aos objetivos de aprendizagem e experiências que as crianças da Educação Infantil devem  vivenciar nessa etapa de ensino.

Foi apresentado também um vídeo do trabalho realizado pela professora do Pré 2, Solange Maria de Melo Silva, da Escola Municipal do Campo Profª Rosemari Lopes Ferreira Biglia, localizada no bairro do Cerrado. Dentre várias ações relacionadas ao Projeto, a turminha da professora Solange visitou um mercado do bairro, em complemento a atividade com o tema “A comida que compramos”. Com esta atividade, as crianças puderam também diferenciar as comidas que se pode comer sempre por serem saudáveis, daquelas que se pode comer esporadicamente.

A formação também contou com a contribuição dos coordenadores pedagógicos, os quais puderam compartilhar receitas tradicionais da família e relacionar às condições essenciais da vida aos hábitos alimentares e as diferentes tradições culturais. A temática é rica em possibilidades exploratórias relativas à aquisição de hábitos saudáveis e à ampliação de referências alimentares.

A supervisora escolar, Samara Abrahão, aproveita o ensejo para parabenizar e agradecer a equipe da Escola Rosemari e ao Mercado LM por todo envolvimento e dedicação nas atividades realizadas e ainda acrescenta que “incentivar as crianças pequenas a adotar hábitos de autocuidado relacionados a alimentação, expressando ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências é fundamental. Precisamos reconhecer e valorizar as experiências das crianças para que as atividades possam ser planejadas de acordo com as suas necessidades”.

A secretária da pasta, Andreia Almeida, destaca que “é essencial a introdução da educação alimentar e nutricional, incentivando práticas, alinhadas com o Currículo e a BNCC, promovendo uma alimentação equilibrada e consciente desde a infância”.