Formação foi direcionada a coordenadores pedagógicos de creches

Publicado em 22 de agosto de 2023

Educação de Itararé (SP) promove capacitação sobre alimentação e introdução alimentar na primeiríssima infância

O encontro teve como objetivo destacar a importância da alimentação equilibrada e da nutrição para a saúde e o bem estar na primeiríssima infância

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, realizou, na terça-feira (08), uma orientação técnica para os coordenadores pedagógicos da Educação Infantil, responsáveis pelas creches, da Rede Municipal de Ensino.

Com o objetivo de destacar a importância da alimentação equilibrada e da nutrição para a saúde e o bem estar na primeiríssima infância, os coordenadores pedagógicos participaram da formação sobre o tema “Alimentação Saudável e a Introdução Alimentar na Primeiríssima Infância”.

A assessora técnica pedagógica, Marlene Ribeiro, realizou atividades com os participantes que ajudaram o grupo a refletir sobre a importância da alimentação saudável, desde os primeiros anos de vida.

A Nutricionista Mariah Ghizzi, participou da formação e explanou sobre o tema “Introdução Alimentar na Primeiríssima Infância”, onde os bebês podem ter uma  alimentação complementar de forma adequada no dia a dia. Falou também sobre os maiores erros e fases da introdução alimentar e como os alimentos devem ser oferecidos aos bebês e para as crianças bem pequenas.

O encontro contou também com a participação da coordenadora pedagógica Nilcéia Moraes Cordeiro de Lima, da Escola Municipal Dr. Carlos de Lima Junior, a qual contribuiu com o grupo com relatos sobre o desenvolvimento do projeto Alimentação Saudável, socializando as atividades práticas realizadas na unidade escolar onde atua como coordenadora.

As supervisoras, Samara Abrahão e Eliara Leite, comentam que “os primeiros anos de vida são importantes para a formação de hábitos alimentares saudáveis. Além disso, os momentos de alimentação são oportunidades de aprendizagens, eles permitem trocas afetivas e inserção social, além de desenvolver autonomia no cuidado de si mesmo”, complementam.

A secretária da pasta, Andreia Almeida, destaca que “um projeto de alimentação bem trabalhado desde a Educação Infantil, pode auxiliar as crianças no desenvolvimento dos hábitos alimentares saudáveis, prevenir doenças, ter um bom desempenho escolar e comportamental, bem como aprender também sobre a diversidade cultural da sua comunidade, desde bem pequenas”.