Ação aconteceu em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura
Publicado em 9 de novembro de 2023
Um filhote, de cerca de 30 dias, foi encontrado com as orelhas amputadas
Itararé, São Paulo – A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itararé (SP), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, segue fortalecendo o combate ao abandono e maus tratos de animais.
Na última terça-feira (07), a equipe do Grupamento Especializado na Proteção Ambiental e Rural (GEPAR), em conjunto com a equipe técnica e veterinária da Secretaria Municipal de Agricultura, averiguou mais uma denúncia de maus tratos.
Conforme a corporação, os agentes compareceram ao local, acompanhados pela veterinária do município, onde constataram a situação de maus tratos, caracterizada pela falta de limpeza, de alimentos e água aos animais.
Foram encontradas duas cachorras da raça Pitbull e um filhote, de cerca de 30 dias, com as orelhas amputadas. Diante das constatações, foi elaborado o laudo comprovando o caso.
O proprietário, que não estava no local, foi abordado pela equipe da GCM na Praça Francisco Alves Negrão, onde recebeu voz de prisão. Encaminhado à Delegacia, o delegado ratificou o ato, sendo o mesmo preso de acordo com a lei n°9.605, de 19998 de crimes ambientais no seu artigo 32, que foi alterada pela lei n°14.064, de 2020.
Os animais foram recolhidos e seguem aos cuidados da equipe veterinária.
Denúncias – Denúncias de maus tratos podem ser feitas à GCM pelo WhatsApp (15) 3531-2120, ou pelos telefones 153 e 199. O atendimento está disponível 24h, todos os dias.