Iniciativa tem objetivo de promover a colaboração entre os órgãos de trânsito municipais

Publicado em 2 de maio de 2024

Itararé (SP) adere ao Sistema Estadual de Trânsito (SISTRAN)

A Prefeitura de Itararé (SP), através do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), aderiu ao Sistema Estadual de Trânsito (SISTRAN), instituído pelo Decreto Estadual nº 68347, de 2024.

O Sistema visa a cooperação técnica entre os municípios do Estado de São Paulo e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP) direcionada para ações de segurança viária.

Além da conjugação de esforços, o principal objetivo do Sistran é promover a colaboração entre os órgãos de trânsito municipais, incentivando a adoção de práticas uniformes e a adesão ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), conforme estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O decreto inclui ainda disposições sobre o Conselho Estadual de Trânsito, as Juntas Administrativas de Recursos de Infrações, o Sistema de Informações Gerenciais de Sinistros de Trânsitos, o Infosiga, e a ampliação do Programa Respeito à Vida. Além disso, está prevista a reativação do Observatório Estadual de Trânsito.

Conforme o diretor municipal de Trânsito, Bruno Silva, o sistema reflete em melhor organização do fluxo. “Com a medida, a população paulista terá um sistema viário mais organizado, por meio da padronização das sinalizações, calendário permanente de ações de educação e capacitação de agentes de trânsito nas unidades da Fatec e Etec destinadas para essas finalidades”, explica.

Para o prefeito, Heliton do Valle, a adesão intensifica a boa comunicação com os sistemas estaduais, proporcionando melhorias efetivas no trânsito municipal. “Fazer parte dos sistemas e programas oferecidos pelo Governo Estadual tem contribuído significativamente para ampliarmos nossas atividades em nível municipal, avançando em organização, eficiência e agilidade. Com o SISTRAN não será diferente. Nossos agentes já estão preparados e capacitados para colocar em prática as novas ações e trazer os benefícios em segurança para nossos itarareenses”, finaliza.