Publicado em 13 de agosto de 2018
Atuação do GEPAR já resgatou seis espécimes desde o começo do ano
Segundo o comandante da GCM, Jocimar Ribas, a ação tem como principal objetivo garantir o bem-estar da população e dos animais
A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), tem realizado o trabalho de captura e remoção de animais silvestres em condições de perigo. Os resgates são realizados pelo Grupamento Especializado em Proteção Ambiental e Rural (GEPAR).
Segundo o comandante da GCM, Jocimar Ribas, a ação tem como principal objetivo garantir o bem-estar da população e dos animais que, quando localizados fora de seu habitat, podem trazer riscos a si mesmos e aos munícipes. “Após feita a captura, os animais são atendidos por veterinários da Prefeitura de Itararé, para garantir que estejam em plenas condições de saúde antes de serem reintroduzidos na natureza”, destaca.
Conforme o coordenador municipal de Meio Ambiente, Luis Capelassi, o trabalho, que já resgatou cerca de seis espécimes no ano de 2018, é de suma importância. “Ao se deparar com a presença de vida silvestre dentro de sua residência, a população deve sempre acionar o GEPAR através do 199. Esses profissionais têm o treinamento adequado para agir diante dessa situação e poderão, preservando a vida, e assim, a nossa fauna, resolver a ocorrência”, enfatiza.