Publicado em 29 de maio de 2018
No ‘Dia Mundial da Energia’, município celebra avanços e se mostra a frente no que se diz respeito a educação sustentável
A gestão do prefeito Heliton do Valle incentiva a busca por recursos sustentáveis
Participante e já premiada pelo Programa Município VerdeAzul, a gestão do prefeito Heliton do Valle em Itararé (SP) tem incentivado a busca por recursos sustentáveis, entre eles a energia.
Na cidade, a Escola Municipal Dulce de Paula Carneiro é um modelo de ‘escola sustentável’. A instituição atende aos pré-requisitos solicitados pelo Programa Município VerdeAzul e, com isso, incentiva os alunos a pensarem na preservação dos recursos.
Com essa motivação, Luiz Henrique Mariano, de apenas 15 anos, surpreendeu ao apresentar à escola um projeto inovador de energia eólica. “O projeto é para implantar geradores de energia eólica. Serão três geradores que terão como objetivo auxiliar na geração de energia utilizada pela escola, economizando assim nas despesas referente a energia elétrica”, especifica o aluno.
O prefeito disse estar admirado com o empreendimento do jovem e sua equipe. “Luiz pensa a frente, tem ótimas ideias para geração de energia. Estamos animados com o empenho dele e da equipe e muito felizes em poder apoiá-los”, frisa.
Apesar da pouca idade, Luiz reuniu os amigos do Grupo Aeolian e também alunos do primeiro ano da Escola Estadual Esther Carpinelli Ribas e montou uma equipe para dar estrutura ao projeto. “Todos tem muita responsabilidade. Lucas Leandro é o designer e tem o compromisso de projetar modelos novos e mais eficientes de geradores; Luana Santos é responsável pelas mídias e registra com fotos e vídeos cada passo do projeto. Já Cláudio Henrique, ajuda no geral a equipe”, explica Luiz, que lidera a iniciativa.
Na semana passada, os estudante protocolaram o pedido de compras de materiais para que os aerogeradores sejam construídos e instalados na escola.
Para o diretor, Dimas Novais, os jovens são idealizadores e o apoio vindo da Prefeitura é benéfico, pois futuramente o projeto poderá se estender a outras unidades escolares. “Dessa forma todo mundo ganha, há economia e o mais importante: a preservação do meio ambiente”, conclui.
Saiba mais – A EM Dulce de Paula Carneiro está aberta à visitação às quintas e sextas feiras, das 14h às 18h. A escola fica à rua Rua Sophia Dias Menck, 1775. Telefone para contato: (015) 3531-1281.