Publicado em 23 de março de 2018
Atualmente, apenas um paciente está em tratamento na cidade
A tosse é um dos principais sintomas da doença e precisa ser investigada
Com o objetivo de alertar a população sobre a Tuberculose e buscar extingui-la, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu em 24 de março de 1982 o ‘Dia Mundial de Combate à Tuberculose’.
No município de Itararé (SP), em virtude do bom desempenho da Secretaria Municipal de Saúde nas orientações à população, somente um paciente está em atendimento.
De acordo com a secretária municipal da Pasta, Ana Maria Souza, anualmente, são feitas ações de combate a doença e os remédios para o tratamento, que dura em torno de seis meses, são distribuídos de graça no Serviço de Atendimento Especializado (SAE). “Neste mês intensificamos a campanha em busca de sintomáticos respiratórios, auxiliando na prevenção”, expõe.
Sobre a doença – A tuberculose é uma doença infecciosa que pode atingir qualquer órgão ou tecido do organismo, porém sua forma mais frequente é a forma pulmonar. Pode ser transmitida de pessoa a pessoa, principalmente, através do ar.
A doença mata, mas se descoberta a tempo há tratamento e cura, desde que o paciente siga corretamente as orientações do médico e dos demais profissionais de saúde responsáveis pelo acompanhamento.
Tosse há mais de três semanas tem que ser investigada. Se for o seu caso, procure uma unidade de Saúde mais próxima portando RG, cartão SUS e comprovante de endereço.
Mais informações na Secretaria Municipal da Saúde, localizada na Rua Frei Caneca, 1471 ou através do telefone (15) 3531-8160.