Publicado em 14 de fevereiro de 2018
Projeto, criado pela professora Valdirene Venancio, tem como objetivo resgatar obras e leitores
O trabalho se desenvolve principalmente através de doações feitas pela comunidade
A Prefeitura de Itararé (SP), através da Coordenadoria Municipal de Cultura, arrecadou na última quarta-feira (07) mais de 300 obras literárias durante o ‘Intercâmbio de Livros’ realizado no município na praça Francisco Alves Negrão (praça São Pedro).
O projeto, criado e administrado pela professora Valdirene Venancio, começou há 12 anos e tem por objetivo não deixar os livros irem à reciclagem antes de beneficiarem o máximo de pessoas possível.
Segundo a professora, o trabalho se desenvolve principalmente através de doações feitas pela comunidade. Após receber uma doação, é realizada uma triagem para selecionar cada material. “Eu avalio se o livro está em condições de ser passado adiante, se não está tão desatualizado. Ás vezes chegam livros já podres ou muito danificados. Esses são destinados a reciclagem”, conta.
Nos eventos promovidos pelo projeto, um livro deve ser doado para que se possa retirar outro, mantendo assim o fluxo de obras no acervo. Além disso, são realizadas doações frequentes de revistas, livros e enciclopédias para escolas e professores do município.
De acordo com ela, a ideia do projeto começou a florescer ainda durante sua infância, quando o acesso à leitura era difícil. “Eu, por exemplo, quando criança, não tive a oportunidade de ter tantos livros assim e nem de ir até uma biblioteca. Eu acho muito importante espalhar livros para crianças carentes, para pessoas que não tem condições de comprar. O Intercâmbio, além de resgatar livros, resgata leitores”, explica.
“O Intercâmbio busca ainda conectar livros a pessoas que precisem deles. É um incentivo para a leitura e ao estudo. Um livro guardado não está desempenhando seu papel. Eu acredito que os livros devem ter liberdade”, completa.
Saiba mais – Os eventos de troca estão previstos para serem realizados mensalmente na praça São Pedro. As doações para o projeto podem também serem feitas na Biblioteca Municipal de Itararé, localizada a rua XV de Novembro, 69, centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas através da página do Intercâmbio de Livros no Facebook, disponível em https://goo.gl/qN8hca.