Publicado em 19 de janeiro de 2018
Acompanhado da equipe, Heliton do Valle já solicitou providências
Para remediar, serão feitos galerias pluviais em pontos estratégicos, informou Heliton
O prefeito de Itararé (SP), Heliton do Valle, visitou na tarde de quarta-feira (17) as principais áreas do município afetadas pela chuvas.
Junto a equipe municipal de Planejamento e Engenharia; Assistência Social; Defesa Civil; Administração e Serviços Gerais, Heliton caminhou e verificou residências e locais em situação de risco. Ainda solicitou que todas as providências necessárias fossem tomadas de imediato. “Estamos desde terça-feira (16) trabalhando de forma rápida e eficiente para minimizar a situação”, destacou.
Ao todo, o chefe do Executivo visitou residências no bairro do Cruzeiro, Bairro Velho e Vila Horizonte.
Segundo Heliton, estes locais foram afetados por que não há vazão de água suficiente. No Bairro Velho, ainda, as residências foram construídas abaixo do nível da rua, o que complica ainda mais a situação. “Para remediar, serão feitos galerias pluviais em pontos estratégicos. Ainda, todas as ruas da Vila Novo Horizonte serão pavimentadas”, informou.
O prefeito ainda recordou que em caso de alagamentos ou emergência a população deve entrar em contato com a Defesa Civil, através do telefone 199. O atendimento é realizado pela GCM. “É muito importante que a população evite estes locais, pois além do risco de desabamentos, a água das chuvas pode ocasionar doenças”, lembrou Heliton que destacou também a importância de não se jogar lixo nas ruas ou rios. ” Eles são um dos responsáveis que impedem a água de seguir seu fluxo e a fazem ocasionar os alagamentos”, frisou
A Defesa Civil, junto a equipe de Planejamento e Engenharia, demarcou com cavaletes, cones ou fita de isolamento os locais onde há risco.
A previsão de chuvas para Itararé, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos (Ceptec), é até a próxima segunda-feira (22).
Recursos – A pedido do prefeito e do vereador Julião, o deputado Edmir Chedid destinou um recurso no valor de R$ 200 mil a construção de galeria de águas pluviais, guias com sarjetas e pavimentação asfáltica para as Ruas Wanda Coutinho Simões, Santa Cruz e Orlando Pastori.
Zona rural – Os locais afetados na zona rural também foram visitados pela equipe da Prefeitura. Um levantamento dos danos causados está sendo feito para que as medidas necessárias sejam tomadas.