Publicado em 20 de outubro de 2017
Atividade física é um método de prevenção
A prática de atividade física diminui o risco de osteoporose
Nesta sexta-feira (20), é celebrado o Dia Mundial de Combate à Osteoporose, doença caracterizada pelo enfraquecimento da massa óssea, tornando o osso muito frágil.
De acordo com a secretária municipal da Saúde de Itararé (SP), Ana Maria de Souza, as pessoas com maior propensão a desenvolverem osteoporose são aquelas com idade avançada, baixo peso, histórico familiar de fratura de fêmur, fumantes e quem faz uso crônico de medicamentos a base de cortisona. “As mulheres também são mais propícias a ter a doença do que os homens”, lembra ela.
Ana comenta que a prevenção deve começar desde cedo e ser mantida ao longo da vida. “Uma alimentação rica em cálcio e a prática de atividade física ao ar livre com brincadeiras na infância fortalece o esqueleto em crescimento e estimula o exercício físico na vida adulta”, ressalta ela.
Outra vantagem das atividades fora de casa, explica a secretária, é a exposição ao sol, gerando a produção de Vitamina D, fundamental para que o organismo consiga absorver o cálcio.
Ela também salienta que nos idosos a doença pode levar a complicações sérias como dores crônicas e dificuldade para locomoção, reduzindo a qualidade de vida, explica. Por isso quem já tem osteoporose também precisa ter uma rotina de atividades físicas.
As caminhadas, por exemplo, melhoram a força, flexibilidade e a coordenação, enfatiza a secretária a qual esclarece que o principal objetivo da prevenção e do tratamento é evitar as fraturas, cujo são muito comuns a quem tem osteoporose, por isso se a pessoa tem dores nos ossos e nas articulações precisa procurar um médico.
Saiba mais – Pessoas que apresentam os sintomas e moram em Itararé devem se dirigir ao posto de saúde ao qual pertence portando RG, cartão SUS e comprovante de endereço. “O primeiro atendimento é sempre realizado por um clínico geral, que encaminhará ao ortopedista caso necessário. O tempo de espera para o atendimento dependerá da urgência do caso. Consultas eletivas são agendadas de acordo com a disponibilidade de vagas no Ambulatório de Especialidades”, informa Ana.
Mais informações na Secretaria Municipal da Saúde, localizada na Rua Frei Caneca, 1471, ou através do telefone (15) 3531-8160