Publicado em 24 de maio de 2017

Prefeitura reúne produtores rurais para ouvirem proposta de implantação de granja

Evento reuniu cerca de 250 pessoas. Expectativa é lucro de até R$ 5 mil por unidade

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Agricultura reuniu na noite da última sexta-feira (19) cerca de 250 pessoas no recinto Mezzo Wolters no Centro de Eventos. O principal objetivo foi apresentar a proposta da implantação de granja para o complexo avícola em construção no município de Jaguariaíva (PR).
Estiveram presentes, além do prefeito Heliton do Valle, o secretário municipal de Agricultura, Castelar Pimentel Junior, secretário municipal de Agricultura de Jaguariaíva, Leonardo Linsingem, representantes da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Itararé (Coafai), e o CEO da General Mediterranean Holding (GMH) do Brasil, Ghassan Saab.
Na ocasião, foi explanado sobre a infraestrutura necessária como energia elétrica, espaço físico e água em abundância. Segundo Castelar, aqueles que tiverem interesse passam por um pré-cadastro. “Os técnicos da GMH vão até as propriedades e fazem uma análise dos requisitos básicos, e os que estiverem aptos, seguem para segunda fase, que é da implantação dos barracões”, explica.
A expectativa é que o lucro de cada produtor chegue a R$ 5 mil mensais, de acordo com o Linsingem, que acrescentou: “A empresa é responsável por toda a estrutura física, além dos insumos como pintainhos e ração; e os produtores pagarão o investimento mensalmente ao longo de dez anos”.
Heliton do Valle fez uso da palavra no evento, destacando a importância da agricultura familiar na economia do município. “Desde que participei do lançamento da pedra fundamental do complexo avícola em Jaguariaíva, contatei o prefeito José Sloboda e propus que este projeto chegasse à Itararé, pois um dos nossos objetivos é a geração de emprego e renda. E hoje já podemos contar como uma realidade”.
O prefeito ainda ressaltou que o empreendimento gera receita para o município, através de tributos e impostos. “Teremos um aumento de arrecadação de ISS (Imposto sobre Serviço) e o surgimento de novos empregos indiretos como transportadoras e até fábricas de ração, imprescindíveis para os produtores no abastecimento e escoamento de seus produtos”.
Até agora já foram realizados cerca de 20 pré-cadastros em Itararé, segundo informou Castelar Pimentel. “Temos capacidade para abrigarmos até 200 granjas. Será um projeto para transformar a vida dos agricultores familiares”.
Quem quiser saber mais informações sobre o projeto de implantação das granjas pode procurar a Secretaria Municipal de Agricultura, que fica na rua Frei Caneca, 1443, no Centro. O telefone é 15-3532-2457.

CEO da General Mediterranean Holding , GMH do Brasil, Ghassan Saab explanou sobre a infraestrutura necessária para implantação da granja O evento contou com a presença de 250 participantes O Prefeito Heliton  ressautou a importância da agricultura familiar para o município O secretário municipal de Agricultura, Castelar Pimentel Junior mencionou a abertura do pré cadastro aos interessados secretário municipal de Agricultura de Jaguariaíva, Leonardo Linsingem, intencionou a implantação de 200 granjas no município