Publicado em 10 de maio de 2017
Atendimento é regional e será controlado pela CROSS
Itararé (SP) poderá contar a partir do dia 15 com a disponibilização de quatro leitos psiquiátricos na Santa Casa. A benfeitoria está em andamento com recursos próprios da instituição e abre as portas para a implantação final de oito leitos, que deverão ser entregues através do programa estadual, Saúde em Ação.
A Secretaria Municipal de Saúde informa ainda que toda a infraestrutura será custeada pelo governo do estado e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
As internações serão agendadas pelo estado através da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS) e visa atender pacientes que precisam de tratamento intenso, principalmente em situações de surto.
O Conselho Federal de Medicina (CFM) apontou que hoje há uma estimativa de que 25 milhões de pessoas no país estejam precisando de algum atendimento psiquiátrico. Este número cresce anualmente em decorrência, principalmente, do uso abusivo de álcool e drogas.
A secretária de Saúde, Ana Maria de Souza, ressalta que, embora esteja ocorrendo a criação dos leitos, o foco do tratamento psiquiátrico é evitar internações. “O atendimento deve ser humanizado e próximo à comunidade, por isso damos prioridade aos tratamentos realizados nos Caps e nas residências terapêuticas, que abrigam pacientes que não têm vínculo familiar”.
A unidade do Centro de Atenção Psicossocial de Itararé (Caps) atende cerca de 300 pacientes por mês. As residências contam hoje com um total de 16 internos, sendo 7 mulheres e 9 homens.
O Caps está localizado na rua 24 de Outubro, 948 – Centro. Mais informações sobre o atendimento pelo telefone 15-3532-4799.