Publicado em 14 de março de 2017

Secretaria da Saúde desenvolve Programa de Antitabagismo

Encontros acontecem a cada 15 dias e atende 60 munícipes

Parar de fumar não é uma tarefa fácil mesmo os malefícios do vício sendo enormes, afirmam os fumantes.

Pesquisa do Ministério da Saúde aponta que a dependência chega a matar 200 mil pessoas todos os anos no Brasil.

Com o objetivo de reduzir estes dados e a prevalência de usuários do cigarro, a Secretaria Municipal da Saúde de Itararé (SP) aderiu ao Programa Antitabagismo nos postos de atenção básica. Os encontros acontecem nos Centros de Saúde Jardim Alvorada, Santa Terezinha e na Secretaria a cada 15 dias. Durante a atividade, são realizadas palestras e prescrição dos medicamentos.

Os grupos, compostos em média por 30 usuários, são abertos e heterogêneos de sexo e idade e recebem atendimento psicoterapêutico.

O trabalho é desenvolvido àqueles que tem maior dificuldade para mudança de seu padrão de consumo do tabaco ou para atingir a abstinência.

Atualmente, 60 pessoas estão sendo atendidas. O recrutamento é feito pelos Agentes Comunitários de Saúde. Os encontros acontecem sempre das 8h às 9h. A falta nas reuniões, exclui automaticamente o participante.

Podem participar todos aqueles que desejam parar com o vício. Exceções são avaliadas pela médica. Os interessados devem aguardas as próximas convocações que serão feitas nas unidades de saúde.

A próxima turma começa no dia 23 deste mês e irá contemplar os funcionários da Prefeitura e da Secretaria de Saúde.

A coordenação dos grupos terapêuticos é realizada pelo médico e enfermeiros das unidades de saúde. Cada um deles é conduzidos durante quatro encontros, sendo que no primeiro e terceiro introduz-se a medicação conforme o perfil de cada paciente. No momento, estão sendo disponibilizados bupropiona e adesivos nicotínicos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, todos os bairros foram contemplados através das equipes de saúde, apenas foram centralizadas as ações nas maiores unidades e na Secretaria.

O Programa, que teve início no dia 09 de fevereiro, utiliza como estratégia a prevenção da iniciação ao tabagismo; proteção da população contra a exposição ambiental à fumaça de tabaco; promoção e apoio à cessão de fumar e regulação dos produtos de tabaco através de ações educativas e de mobilização de políticas e iniciativas legislativas e econômicas.

A supervisão dos pacientes que participam do Programa fica sob responsabilidade dos enfermeiros, com agendamento de consultas individuais e encontros anuais com o grupo, bem como a solicitação de coleta de dados.