Publicado em 13 de março de 2017

Ação inédita na região promove atendimento gratuito a animais em Itararé

Evento reuniu 60 estudantes de medicina veterinária e realizou mais de 200 consultas)

Em ação inédita, a prefeitura de Itararé (SP) reuniu em praça pública 60 estudantes de medicina veterinária para fazer atendimento gratuito a animais domésticos do município.

O evento aconteceu quinta-feira (9), na praça São Pedro e resultou em cerca de 220 consultas.

Durante sete horas de atendimento, os alunos realizaram consultas e exames rápidos que garantem a qualidade de vida dos animais. “Conseguimos diagnosticar vários problemas de saúde e salientar a importância da adoção responsável e bem-estar animal”, informou o coordenador do curso, professor Leandro Kondo.

A ação faz parte de uma parceria entre a Prefeitura de Itararé, através da Secretaria Municipal de Agricultura e a Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias (FAIT) de Itapeva (SP). O atendimento foi voltado para animais de família de baixa renda e organizações não governamentais (ONGs), mas todos que compareceram ao local foram atendidos.

O convênio ainda proporcionou, à população carente, atendimento de qualidade com preço acessível no Hospital Veterinário da faculdade, localizado em Itapeva.

Os munícipes aprovaram a medida. “Olhar para os animais é gesto nobre e para poucos. Eu e minha família estamos muito felizes com esta atitude”, comentou a dona de casa Carmem Lúcia Pereira, 47 anos, que levou o cachorro de estimação Trovão para ser atendido.

“Só temos a agradecer a Prefeitura por esta atitude, que demonstra o amor da gestão aos nossos anjos peludos”, salientou a empregada doméstica Priscila Cardoso, 28, que levou as gatas, Sol e Mel ao atendimento.

Para a estudante Larissa Ferreira, 21, o evento entrará para a história dos animais de Itararé. “Moro aqui desde que nasci. Sempre fui apaixonada por bichos. Nunca vi nada ser realizado com este objetivo e esta proporção. Estou impressionada, feliz e agradecida. Acredito que os animais também estejam”, destacou.

Pós evento, o prefeito da cidade, Heliton do Valle, solicitou ao secretário municipal de Agricultura, Castelar Pimentel, a ampliação do projeto a outros bairros da cidade.

“Teremos um atendimento desse ao mês em cada praça do município”, informou. O cronograma será projetado e divulgado em breve.

Além dos estudantes do sétimo período – que tem as disciplinas de patologias, clínica médica e terapêutica de pequenos animais – também estiveram presentes a equipe de veterinários da Secretaria Municipal de Agricultura e três professores da faculdade.

Atendimento – Os interessados em conhecer e/ou se consultar no Hospital Veterinário da Fait podem entrar em contato com os responsáveis através do telefone 15 3526-8888 ou ir pessoalmente até o local, que fica na Rodovia Francisco Alves Negrão, Km 285. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e aos sábados das 9h às 13h.

Saiba mais – Esclarecimentos de dúvidas ou mais informações do projeto podem ser obtidas na Secretaria Municipal da Agricultura, localizada a Rua Frei Caneca, 1443 no centro de Itararé, ou pelo telefone 15 3532-2457 e 3531- 4382.