Publicado em 18 de janeiro de 2017

Em Itararé (SP), Parque da Barreira recebe manutenção ecológica

Ação é resultado de uma parceria entre governo municipal e iniciativa privada

O prefeito Heliton do Valle, através da Coordenadoria de Turismo e Guarda Civil Municipal (GCM), inicia uma série de ações em parceria com a empresa Florestal Vale do Corisco com objetivo de fazer a manutenção ecológica do Parque da Barreira, que fica na divisa entre os estados de São Paulo e Paraná.

A primeira medida iniciou na terça-feira (17) com o corte e retirada de madeira nas proximidades do Parque, na área onde está localizada a trilha de caminhada auto guiada, próxima ao Pontilhão (antiga ponte de trem) e pista de XCO (bicicleta).

As ações incluem também o anelamento das árvores de pinus que se encontram em mata nativa e no leito do Rio Itararé, o que possibilitará a restauração natural da vegetação e melhora da visibilidade dos atrativos históricos.

A limpeza ocorre no lado paranaense, onde a legislação ambiental estadual permite à empresa Florestal Vale do Corisco agilidade no processo. De acordo com a Coordenadoria de Turismo, para limpeza no lado paulista será protocolado um documento junto aos órgãos competentes para avaliação e possível autorização.

Segundo a Valor Florestal, por aproximadamente 45 dias haverá, no local, aumento do trânsito de máquinas e, para evitar qualquer tipo de transtorno a área foi sinalizada com placas.

A administração do Parque da Barreira pede aos visitantes e turistas a compreensão e cooperação nesse período e informa também que outras melhorias serão realizadas. Para mais informações fale com a Coordenadoria de Turismo de Itararé através do telefone: 15 3531-1749 ou com a Florestal Vale do Corisco: 0800 644-0285 ou 43 3535-9150.

IMG_20170117_100347294