Publicado em 25 de junho de 2016

Tiro-de-Guerra 02-017 é reativado em Itararé

Publicado em: 25 de junho de 2016 às 14:39

Prazo para alistamento é prorrogado de 30 de junho para 26 de agosto de 2016

Em face a reativação do TG 02-01 7 (Itararé-SP) que ocorrerá no ano de 2017, o prazo para o alistamento dos jovens nascidos no ano de 1998, bem como aqueles que estão em débito com o Serviço Militar, foi prorrogado de 30 de junho de 2016 para o dia 26 de agosto de 2016.

Também poderão se alistar em “caráter voluntário” os jovens nascidos no ano de 1999, desde que tenham 18 anos completos em 1º de março de 2017.

O TG concita aos jovens que compareçam o quanto antes à Junta de Serviço Militar (JSM) de ltararé, munidos dos seguintes documentos: certidão de nascimento e documento de identidade; comprovante ou declaração de residência; e 02 (duas) fotografias 3×4 (recente, de frente e sem retoques), para que fiquem em dia com suas obrigações militares.

Para estar em dia com as obrigações militares o brasileiro necessita possuir um dos seguintes documentos militares: Certificado de Alistamento Militar, nos limites da sua validade: Certificado de Reservista de 1ª ou 2ª categoria; Certificado de Dispensa de 1 incorporação: Certificado de isenção: e Certidão de Situação Militar.

Ao não estar em dia com as suas obrigações militares, o cidadão não poderá: Obter passaporte cru prorrogaçao de sua validade; Ingressar como funcionário, empregado ou associado em – instituição empresa ou associação oficial. oficializada ou subvencionada; Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual dos Territórios ou Municípios: Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matricula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão. Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público: Exercer a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação: e Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.

Vale ressaltar que, conforme a legislação em vigor o jovem que estiver prestando o serviço militar inicial seu retorno ao cargo ou emprego respectivo, dentro dos 30 (trinta) dias que se seguirem ao licenciamento.

A JSM de Itararé-SP está situada à Rua Doutor Pedro de Alencar, 38, mesmo local da Sede do TG, o telefone para contato é o (15) 3532-41 50. Caso seja necessário o jovem poderá solicitar ao Secretário da Junta de Serviço Militar uma declaração comprovando o seu comparecimento ao alistamento militar.

Importância do TG para o município

O TG é uma escola de civismo e cidadania e é uma instituição secular, vinculada administrativamente ao Exército Brasileiro e é mantida pela Prefeitura Municipal.

Este Orgão de Formação de Reserva, permite ao jovem que preste o serviço militar inicial obrigatório, conciliando seus estudos e trabalho, não interferindo nos afazeres destes jovens.

O regime de instrução é de 06:OO às 08:O0 de segunda a sábado, e vai de março à dezembro.

Durante o período de instrução, os jovens recebem as instruções básicas para que se possa fazer a Guarda Territorial daquele município, estudando os pontos sensíveis de cada localidade.
Além das instruções militares, os jovens desenvolvem o civismo e a cidadania. Participam ativamente de campanhas sociais nos municípios (doação de sangue, campanhas de alimentos, campanhas de agasalhos, campanhas de remédios. apoio à defesa civil e outras atividades de interesse dos municípios).

Os jovens naturalmente passam a ser mais responsáveis, desenvolvendo atividades de combate aos vícios, se tornam mais respeitosos, desenvolvem a camaradagem, o espírito de corpo, praticam mais a caridade, passam a ser melhores filhos, melhores alunos, etc…

Os familiares são unânimes em afirmar que seus filhos melhoraram muito depois que passaram pelo Tiro-de-Guerra, e os próprios Atiradores, em sua grande maioria, ao final do período de instrução mudam de ideia e, de contra passam à favoráveis quanto a prestação do Serviço Militar Inicial.

tg 02-017