Publicado em 22 de abril de 2016

Itararé participa de Oficina preparatória para a Operação Estiagem em Botucatu

Publicado em: 22 de abril de 2016 às 9:43

Guardas Civis Municipais representando a Defesa Civil do Município de Itararé, participaram nos dias 19 e 20 de abril, da Oficina Preparatória para a Operação Estiagem (OPOE) 2016, na cidade de Botucatu.

A oficina visa capacitar os agentes para atuarem em situações de emergência e desastres, principalmente envolvendo ocorrências de fogo em mata. Com o tema “Defesa Civil somos todos nós”, a Oficina contou com a presença de representantes das Defesas Civis de várias cidades do estado de São Paulo, além da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP), Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN), Policiamento Ambiental e Corpo de Bombeiros.

No primeiro dia foram realizadas palestras sobre preenchimentos de documentos da Defesa Civil, captação de recursos, participação no programa município verde azul, incêndio em vegetação, além de informações sobre o mosquito da dengue.

Já o segundo dia do curso foi voltado para a prática, onde os agentes aprenderam as melhores formas de combate, além da correta utilização de abafadores, bombas costais, equipamentos de combate com água. Participaram da oficina o Sub Comandante Leonardo, Sub Inspetor Jocimar, GCM 1ª Classe Ribas e os GCM’s 2ª Classe Guete e Salvino.

A participação destas oficinas é uma exigência da Defesa Civil Estadual para que os municípios possam receber doações de kits para combate a incêndio.

gcm1

gcm6