Publicado em 21 de janeiro de 2016

Prefeitura mantém convênio com Estado e alunos permanecem em suas unidades escolares

Publicado em: 21 de janeiro de 2016 às 14:35

As Escolas Vicentina F. Braga e Rosemari L.F. Biglia continuam a compartilhar o prédio

A Prefeitura de Itararé informa oficialmente que o convênio com o Governo Estadual foi mantido e por isto os alunos das Escolas Municipais Professora Vicentina Ferreira Braga e Rosemari Lopes Ferreira Biglia permanecem em suas unidades escolares.

O acordo foi firmado na última segunda-feira (18) durante reunião entre representantes do governo municipal e estadual.

O encontro, que aconteceu em São Paulo, na sede da Secretaria Estadual de Educação, encerrou com a proposta do Estado devolver dez dos 24 funcionários do município, que prestavam serviço nas unidades escolares estaduais, e a Prefeitura continua (com auxílio do Estado) subsidiando a merenda. Com isto as escolas municipais e estaduais permanecem compartilhando o prédio.

A prefeita Cristina Ghizzi afirma que os dez funcionários que foram devolvidos para a Secretaria Municipal de Educação serão realocados em outras unidades escolares, e que inclusive alguns irão integrar a equipe da nova Escola de Educação Infantil, que será inaugurada dentro de pouco tempo no Jardim Alvorada.

“O Estado ficou com 14 funcionários municipais emprestados, e de que maneira a mão de obra dos dez que voltaram para as escolas municipais será suprida, eu não sei, mas a Secretaria Estadual de Educação se comprometeu em organizar tudo”, explicou a chefe do executivo.

Hoje a rede municipal de ensino conta com cerca de seis mil alunos distribuídos em 27 unidades escolares.

Entenda
No início do ano a Prefeitura anunciou o fim do convênio da merenda escolar com o Estado, o que ocasionaria a necessidade de realocar os alunos das Escolas Municipais Vicentina Ferreira Braga, que compartilha o prédio com a Escola Estadual Heitor Guimarães Côrtes, e Rosemari Lopes Ferreira Biglia, que compartilha a unidade com a Escola Estadual Christiano Marques Bonilha, para as Escolas Juscelino Kubitschek de Oliveira e Adriano Queiroz Pimentel, respectivamente.

O cancelamento do convênio se daria pela necessidade de funcionários em outras unidades escolares.

Com a impossibilidade de contratar novos funcionários e realizar concurso público para abertura de vagas, a Prefeitura sofre com a escassez de mão de obra, principalmente no segmento da Educação .

Na última semana os pais dos alunos, que seriam realocados, se reuniram com o Ministério Público e representantes da administração municipal, e solicitaram a permanência das crianças nas unidades escolares.

Entendendo o desejo dos pais, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação conseguiu acordo com o Governo do Estado.

frente-pref