Publicado em 4 de dezembro de 2015
A Defesa Civil Municipal, através da Guarda Civil iniciou na última terça-feira (1) a Operação Verão, uma ação de gestão de risco que tem como objetivo a preservação de vidas e redução de danos humanos, materiais e ambientais.
Segundo o comandante da GCM e presidente do COMDEC – Comissão Municipal da Defesa Civil, Sebastião Ademar Gonçalves, a Operação Verão é uma iniciativa da Defesa Civil Estadual e engloba planos preventivos, visando principalmente a redução dos impactos ocasionados pelo período de chuvas e ventos fortes.
“A nossa guarda civil municipal tem procurado se qualificar, além de buscar equipamentos para desenvolver estas ações. Este ano recebemos, entre outros equipamentos, dois pluviômetros, os quais nos manterá informados, possibilitando monitorar os acumulados de chuva, e assim definir o grau de risco de inundações e desmoronamentos”, relata Gonçalves.
O comandante afirma ainda que as áreas de risco do município se encontram devidamente delimitadas e, de acordo com o nível pluviométrico, são emitidos alertas aos membros do COMDEC para eventuais necessidades de socorro.
Além disso, a Defesa Civil de Itararé recebeu do Estado alguns materiais essenciais para o desenvolvimento do trabalho: 20 bonés, 20 coletes, 20 capas de chuva, 20 pares de luva raspa, 20 pares de bota pvc, um rolo de lona plástica, cinco rolos de fita para isolamento.
Gonçalves também ressalta que as ações da Defesa Civil Municipal contam com apoio de toda a administração púbica. “Desde outubro deste ano nós atendemos nove famílias atingidas por desastres naturais em nosso município, incluindo a zona rural. Tivemos destelhamentos, inundações, alagamentos e desmoronamentos e com auxílio das Secretarias de Serviços Municipais, Educação e da Assistência Social, duas famílias foram removidas para abrigos públicos, sendo fornecido material de ajuda humanitária, como cestas básicas, marmitex, colchões e cobertores.
O comandante da GCM ainda lembra que alguns membros do COMDEC participaram da Oficina preparatória para a Operação Verão, que aconteceu no mês de outubro em Capão Bonito. Na ocasião estiveram presentes cerca de 50 pessoas, que fazem parte da Região REDEC I-15, a qual conta com 32 municípios.
De acordo com Gonçalves a oficina foi ministrada por oficiais da Defesa Civil Estadual, meteorologista da Somar Meteorologia, e um geólogo do Instituto Geológico de São Paulo. O objetivo foi capacitar agentes das coordenadorias municipais para a análise de áreas de riscos e os procedimentos em casos de emergência, principalmente em casos de alagamentos e desmoronamentos.
“Além de conhecimentos técnicos sobre identificação de áreas e situações de risco, foi ministrado ainda conteúdo sobre a legislação ligada à área da Defesa Civil, bem como os procedimentos para solicitar apoio humanitário e financeiro da Defesa Civil Estadual, em casos de anormalidades, emergências e calamidades”, destaca Gonçalves.
A Operação Verão fica em vigor até o dia 31 de março de 2016. O telefone de contato com a Defesa Civil é 199.