Publicado em 1 de dezembro de 2015

Escola Municipal  concorre ao prêmio nacional do Programa Educação Viária é Vital

Publicado em: 1 de dezembro de 2015 às 10:21

Através de uma parceria com a Fundação Mapfre e Detran, a rede municipal de ensino está participando do Programa Educação Viária é Vital, e a Escola Municipal Professor Messias Sodré foi selecionada para apresentar o seu projeto durante um congresso. O encontro acontecerá em São Paulo nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, onde escolas do Brasil inteiro estarão reunidas para a premiação nacional.

O projeto mobiliza alunos e professores da rede pública em uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação viária no entorno da escola, incentivando a formulação de propostas para melhorar os problemas locais de tráfego.

O Programa foi organizado em três temáticas: Circulando pela Escola;  Circulando pelo Bairro e Circulando pela Cidade. Entretanto, este ano, somente o primeiro tema foi trabalhado pelas escolas.

O projeto elaborado pela escola de Itararé envolveu todos alunos, do Pré I ao 8º ano, cujo tema “Mundinho”, vem ao encontro das necessidades de desenvolver cidadãos críticos e responsáveis, estimulando a valorização do meio ambiente e do local onde a escola está inserida.

Segundo a direção da unidade escolar o projeto busca a identificação do aluno como parte integrante do meio ambiente, estimulando o senso de cidadania, que contribuirá com o desenvolvimento da consciência ética, e a responsabilidade moral de cada um, principalmente no que consiste nos cuidados com o ambiente escolar, fazendo com que as crianças e jovens se reconheçam como agentes de promoção do desenvolvimento sustentável.

Esta é a primeira vez que Itararé participa do Programa e há uma grande torcida para que seja a grande vitoriosa do prêmio nacional. Em 2016 acontecerá o desenvolvimento da segunda temática, e novamente todas as escolas municipais poderão concorrer.

pmi-transito-2