Publicado em 25 de novembro de 2015

Itararé recebe prêmio do Programa Brasil Sorridente

A Coordenadoria de Saúde Bucal de Itararé recebeu na quarta-feira (18) o prêmio da etapa estadual do Programa Brasil Sorridente em reconhecimento à excelência do trabalho realizado no município.

A premiação aconteceu no Auditório do Crosp – Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, na capital paulista, onde 54 cidades do estado de São Paulo estiveram reunidas para a entrega do troféu e diploma.

A coordenadora de saúde bucal, Silvia Pontes, e a auxiliar em saúde bucal, Joana Paula Dal Col representaram Itararé no evento e receberam a menção honrosa em nome de toda a equipe de profissionais do município.

O trabalho desenvolvido pela coordenadoria de saúde bucal se destacou pelas ações intensivas, principalmente nas escolas, onde são realizadas escovação supervisionada, teatros educativos e palestras para os alunos, professores e pais, além da realização de eventos aunais como Show Riso e campanhas de combate ao fumo e prevenção de câncer bucal.

A assistência prestada às gestantes e bebês, assim como os tratamentos endodônticos à pacientes portadores de necessidades especiais, foram destaques entre as ações de excelência no atendimento. A confecção de próteses dentárias recebeu elogios durante a premiação por devolver, a função mastigatória e funcional dos dentes, como também a dignidade e autoestima das pessoas.

Para Silvia Pontes, este prêmio é uma vitória de toda a equipe, que conta com a parceria das Secretarias da Saúde e Educação.

Saúde Bucal

Itararé é um dos poucos municípios da região que pode contar com a infraestrutura de uma saúde bucal que possui sete consultórios odontológicos equipados com os aparelhos e materiais de última geração, incluindo uma sala no bairro rural do Cerrado; uma equipe de 20 dentistas, 13 auxiliares e um protético.

Toda esta estrutura, mantida pela Secretaria Municipal de Saúde, garante o atendimento odontológico a mais de cinco mil e trezentos pacientes por mês, o que resulta em quase 64 mil consultas no ano.

Brasil Sorridente

Criado em 2004, o Programa Brasil Sorridente faz parte da Política Nacional de Saúde Bucal e prevê uma série de ações para facilitar e ampliar o acesso da população ao tratamento odontológico gratuito aos brasileiros por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre as medidas do programa, destacam-se as ações de promoção e prevenção, com viabilização da adição de flúor nas estações de tratamento de águas de abastecimento público; a reorganização da Atenção Básica em saúde bucal, principalmente com a implantação das Equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família; a ampliação e qualificação da Atenção Especializada, especialmente com a implantação dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e a reabilitação protética, por meio dos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias.

crosp

A coordenadora de saúde bucal, Silvia Pontes, o Ministro da Saúde Artur Chioro e a vencedora do primeiro lugar, Marisa Sugaya, coordenadora de saude bucal de Ferraz de Vasconcelos.