Publicado em 20 de novembro de 2015

Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue começa nesta segunda (23)

Publicado em: 20 de novembro de 2015 às 20:15

Na próxima segunda-feira, dia 23, tem início a Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue que vai até o próximo dia 27. A Vigilância Epidemiológica realiza visitas rotineiramente em residências, terrenos e pontos comerciais a fim de eliminar possíveis criadouros do mosquito e ao mesmo tempo orienta os munícipes sobre a importância da prevenção.

A Prefeitura pede a colaboração dos munícipes, pois mesmo em tempo seco, sem chuvas, o risco de epidemia é grande. A Administração também pede que a população receba os agentes em suas residências nas visitas de rotina, para verificarem se existem focos ou criadouros para o mosquito, além de orientar o morador sobre a doença e como evitá-la.

O trabalho realizado pela Vigilância Epidemiológica só funcionará se a população também fizer a sua parte.

Transmissão
A Dengue é transmitida através da picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti (ambos da família de pernilongos) infectados com o vírus da doença. Por isto, o combate é mais eficaz se for evitado que a fêmea coloque seus ovos, eliminando criadouros.

A transmissão nos mosquitos ocorre quando estes sugam o sangue de um indivíduo já infectado com o vírus da doença.

Sintomas
No corpo humano, os sinais da doença só começam a surgir após o período de incubação, que pode durar de 3 a 15 dias. Os principais sintomas da doença são: febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores e manchas pelo corpo.

Já na forma hemorrágica, além dos sintomas citados, o paciente pode ter sangramentos e, em alguns casos, choque e morte. Em caso de suspeita de dengue, o indivíduo deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo.

Vale ressaltar que não existe transmissão através de contato direto de um doente com uma pessoa sadia. O vírus também não é transmitido pela água ou alimentos.

Tratamento
Ao ser diagnosticado, além da medicação prescrita pelo médico o paciente passa por um processo de reidratação. O tratamento é de suporte, ou seja, alívio de sintomas, reposição de líquidos e manutenção sanguínea.

Prevenção
A única forma de se prevenir contra a doença é eliminar os locais com acúmulo de água que são propícios para a reprodução do mosquito.

Algumas medidas são fundamentais:

– Mantenha a caixa d’água sempre fechada;
– Encha os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda;
– Guarde garrafas sempre com a boca para baixo;
– Remova galhos, folhas e tudo o que possa impedir a água de escorrer pela calha;
– Guarde pneus em locais cobertos e abrigados da chuva;
– Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;

129500-dengue02
– Mantenha piscinas sempre limpas e cloradas.