Publicado em 26 de outubro de 2015

Secretaria de Saúde e AIPD realizam curso de libras

Publicado em: 26 de outubro de 2015 às 11:06

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a AIPD – Associação Itarareense dos Portadores de Deficiência iniciaram no último mês um curso de Libras – Língua Brasileira de Sinais para profissionais da saúde, educação, comerciários e sociedade civil. O objetivo é capacitar para a comunicação mais fluente e desenvolta com os portadores de deficiência auditiva.

O curso tem carga horária de 160 horas e as aulas acontecem uma vez na semana. No período vespertino na Câmara Municipal das 15 às 17 horas, e no período noturno das 19h às 21 na Escola Estadual Eugênio Dias Tatit.
Hoje participam no total 65 pessoas, destes, 25 são profissionais da saúde, 15 professores de Itararé, além de seis educadores com deficiência auditiva da cidade de Itaberá.

O curso se desdobra a partir de eixos temáticos apresentados dentro de uma sequência na qual o aluno é exposto as situações comunicativas que abrangem os contextos do cotidiano, da escola, da família, da comunidade e do ambiente de trabalho. Durante as aulas são estimulados a desenvolver sua comunicação a partir de simulação de situações vivenciadas no seu dia a dia, utilizando vocabulário genuíno e valorizando seu conhecimento de mundo e informações a cerca do idioma estudado.

Segundo o presidente da AIPD, Manoel Barreiros, o curso é muito importante para profissionais de qualquer área, visto que há uma intensificação do movimento pela inclusão social em todas as suas instâncias e isto exige uma permanente atualização.
“Enfrentar o mercado de trabalho cada vez mais competitivo o conhecimento da língua brasileira de libras tornou-se um diferencial para os profissionais da área da educação, saúde, RH e atendimento ao público em geral”,explica Barreiros.

Para o segundo semestre de 2016 está prevista abertura de novas turmas para o curso de libras. Os interessados devem ter idade mínima de 14 anos e ensino fundamental I incompleto. Mais informações pelo telefone 3532- 3479, 98121-6369 ou 99777-3260.

33036-linguagem-em-libras-600x600