Publicado em 27 de fevereiro de 2015

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos e Adolescentes recebe visita de Capão Bonito

Publicado em: 27 de fevereiro de 2015 às 11:07

O SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos e Adolescentes recebeu a visita do município de Capão Bonito. Pela excelência na qualidade dos trabalhos desenvolvidos, a DRADs – Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social indicou Itararé como modelo de gestão para a cidade vizinha.
Na ocasião foi apresentado aos visitantes a forma de administração e as atividades desenvolvidas com os idosos e adolescentes.

O que é o SCFV?

Idosos

O SCFV atende idosos com idade igual ou superior a 60 anos, em situação de vulnerabilidade social, em especial idosos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC); idosos de famílias beneficiárias de programas de transferência de renda; idosos com vivências de isolamento por ausência de acesso a serviços e oportunidades de convívio familiar e comunitário, cujas necessidades, interesses e disponibilidade indiquem a inclusão no serviço.

O objetivo do serviço é contribuir para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo; assegurar um espaço de encontro para os idosos e encontros intergeracionais de modo a promover a sua convivência familiar e comunitária; detectar necessidades e motivações e desenvolver potencialidades e capacidades para novos projetos de vida; propiciar vivências que valorizam as experiências e que estimulem e potencializem a condição de escolher e decidir, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e protagonismo social dos usuários.

Segundo a Secretaria de Assistência Social o SCFV conta com uma equipe de trabalho que envolve educador físico, orientadores sociais, além da coordenadora e técnica responsável pela execução do projeto.

Hoje o serviço atende 86 idosos, que participam semanalmente dos encontros, onde acontecem atividades físicas, dança, artesanato, oficinas e grupos de convivência.
O SCFV funciona na sede do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, que fica na rua Dr. Névio Samuel Barddal, 97, no Parque das Nações. O telefone para contato é 3531-4059.

cras-940