Ação é gratuita e disponibilizada a todos os munícipes

Publicado em 10 de julho de 2019

Prefeitura de Itararé (SP) promove testes gratuitos de Hepatite B e C

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início a campanha de testes para Hepatite B e C.

A ação é disponibilizada gratuitamente a todos e recomendada, em especial, às pessoas que foram expostas a situações de risco, como, por exemplo, sexo desprotegido ou uso compartilhado de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam.

Os testes serão disponibilizados nas unidades de Saúde conforme o cronograma abaixo:

– Posto do Jardim Alvorada – 10, 12 e 15 de julho, das 17h às 20h

– Posto do Bairro Velho – 11 de julho, das 17h às 20h

– Posto do Tonico Adolfo – 15 a 19, das 14h às 16h

– Posto Central – 17 e 18 de julho, das 08h às 11h

– Posto da Vila Osório – 18 de julho, das 17h às 20h

– Posto da Vila Santa Terezinha – 22 e 23 julho, das 17h às 20h

– Posto do Cruzeiro – 28 de julho, das 08h às 12h

– Posto da Vila Novo Horizonte – 29 e 31 de julho, das 17h às 20h

Hepatite – A Hepatite é uma doença inflamatória do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Em alguns casos, são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas.

As hepatites virais são inflamações causadas por vírus que são classificados por letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E. No Brasil, mais de 70% (23.070) dos óbitos por hepatites virais são decorrentes da Hepatite C, seguido da Hepatite B (21,8%) e A (1,7%). O país registrou 40.198 casos novos de hepatites virais em 2017. O diagnóstico e o tratamento precoces podem evitar a evolução da doença para cirrose ou câncer de fígado.