Cadastro é realizado gratuitamente e possibilita ao profissional integrar o negócio ao mapa do turismo brasileiro
Publicado em 25 de julho de 2019
Cadastro é realizado gratuitamente e possibilita ao profissional integrar o negócio ao mapa do turismo brasileiro
Em Itararé (SP), o setor turístico tem se destacado a cada dia mais e despertado a atenção de turistas de todo o país. Essa crescente, mostra-se um bom momento para que pessoas e empresas atuantes da área invistam não somente em estrutura física e mão de obra, como também em outras estratégias, junto ao Governo, para alavancar os negócios. Em vista disso, a Prefeitura, por meio da Coordenadoria Municipal de Turismo, orienta aos profissionais do ramo a se registrar no programa de Cadastro Turístico (Cadastur).
O que é? – Conforme o coordenador municipal de Turismo, Edilson José de Moraes, o Cadastur é um sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas, executado pelo Ministério Nacional do Turismo, que atua como um balizador dos serviços ofertados dentro do segmento turístico.
Quem deve se cadastrar? – O registro é obrigatório para acampamentos turísticos, agências de viagens, meios de hospedagem, organizadoras de eventos, parques temáticos e transportadoras turísticas. A emissão do documento também é necessária para o exercício da função de guia de turismo.
Em caráter opcional, podem se cadastrar casas de espetáculo, centros de convenções, empreendimentos de entretenimento e lazer e parques aquáticos, empreendimentos de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva, locadoras de veículos, restaurantes, cafterias, bares e similares.
Benefícios – Como explica Edilson, o cadastro garante diversas vantagens e oportunidades de negócios aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista, tais como incentivo a participação de programas e projetos do Governo Federal e em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo e acesso a financiamentos por meio de bancos oficiais. “Além disso, aqueles que se cadastrarem junto ao programa, terão seus serviços divulgados no site do Cadastur e do Programa Viaje Legal”, explica.
Como se registrar – Para cadastrar a empresa ou serviço e passar a fazer parte do mapa turístico brasileiro, basta acessar o site www.cadastur.turismo.gov.br. A emissão do registro é gratuita.
Saiba mais – Mais informações podem ser obtidas através do site do Cadastur ou junto a Coordenadoria Municipal de Turismo, à rua XV de Novembro, 56, Centro, ou através do telefone (15) 3531-1749. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.