No ‘Dia do Diretor’, casal que está na função conta um pouco da história e da profissão

Publicado em 12 de novembro de 2018

Prefeito de Itararé (SP) elogia trabalho desenvolvido por diretores das escolas municipais

O município conta com 25 profissionais na função

Luciano Ostrowski e Luciane Ribeiro Leite Ostrowski estão há nove anos no cargo de direção escolar. Itarareenses, ambos possuem histórias de superação e dedicação, dignas de novela, reconhecidas e valorizadas pelo prefeito, Heliton do Valle. “Eles são exemplo de perseverança e superação. Muito me orgulho em poder contar com o trabalho deles em nossa gestão”, comenta.

“A Educação de Itararé, sem dúvidas, é abençoada por ter profissionais desta magnitude na direção de escolas”, completa.

Atualmente diretor da Escola Municipal Prof Newton Marques, Luciano conta que era motorista e morava em São Paulo quando a vida começou a mudar. “Eu não tinha nem o Ensino Médio quando me casei e levei a Luciana para a ‘cidade grande’. Ela sempre viu potencial em mim e, quando abriu concurso para motorista na Prefeitura de Itararé, me incentivou muito para que eu realizasse a prova. Quando fui chamado voltamos para cá e foi então que começou minha história com a Educação”, relembra.

Na época, o funcionário foi destinado a área da Educação e passou a ter contato com diretores e coordenadores. Mas também trabalhou na Garagem. “Cheguei a dirigir o caminhão de lixo, porém nunca tive vergonha disso, sempre trabalhei duro”, detalha.

Na Educação, conforme ele, se interessou pelo trabalho dos profissionais da área. “Entendi que a educação transforma a pessoa. Eu comecei a ser transformado, fui fazer o supletivo em Jaguariaiva (SP), era corrido, não tinha descanso, mas fui dedicado e conclui o curso”, conta.

Com o Ensino Médio concluído, o casal percebeu que era hora de buscar mais e, mesmo com os filhos pequenos, juntos, começaram a cursar Pedagogia. “Deixávamos a Amanda, com 4 anos, e o Henrique, de apenas 7 meses, na casa dos meus pais, todos os dias. Também não tínhamos carro, então andamos muito para levá-los até lá e subir o morro, como dizíamos, para chegar a faculdade, mas valeu a pena”, enfatiza Luciane.

Durante a graduação, ambos fizeram parte de um projeto social, o BB Educar, e davam aulas gratuitas a jovens e adultos durante os finais de semana para adquirir experiência em sala de aula. Luciane conseguiu também um estágio na Apae onde foi efetivada e ficou por 8 anos. “O Luciano acabou o curso sem muita perspectiva, pois com o trabalho de motorista não sobrava tempo para ser eventual nas escolas. Na época, era difícil conseguir uma sala de aula, as atribuições funcionavam em sistema de pontuação e não por concurso” conta ela.

Conforme ele, quando conseguiu uma sala de aula, levou “uma rasteira”, pois teria que largar o cargo de motorista. Mesmo a turma sendo a noite, ficar com os dois empregos caracterizaria acúmulo de função. “Não titubiei ao dizer para ela pedir exoneração. Era uma estabilidade, sim. Mas e o sonho dele? A educação era o que ele queria”, detalha.

Em 2005, o destino os prega outra peça. As normas mudam e Luciano, que havia largado a estabilidade do concurso para seguir seu sonho, fica desempregado. Contudo, como o sonho era ir além, ele não desistiu. “Em 2009 me inscrevi para o concurso de diretor, e a Luciane sem ela saber, pois ela não pretendia fazer, já que não queria deixar a Apae”, relata.

Para o prefeito, o que veio depois foi a prova de que ambos estavam no caminho certo. “A trajetória dos dois é algo que emociona. Foram persistentes e quando assumiram doaram-se a fazer dos seus locais de trabalho espaços melhores”, salienta.

Aprovados, Luciane então assumiu a direção da creche Profª Rita Cassia Juliano e Luciano a atual escola. “No começo achava que o trabalho seria muito burocrático, e claro que parte dele é, mas junto a equipe de trabalho fomos nos organizando e aperfeiçoando. Hoje eu vejo o quão gratificante é estar aqui. Não é um trabalho apenas para os 96 alunos e 28 funcionários, é trabalhar por uma comunidade toda, é dar atenção, orientação e assistência para que o futuro de cada um deles seja diferente”, afirma a diretora.

Luciano relembra que ao assumir teve que lidar com diversas dificuldades que nesta gestão foram sanadas. “Havia problema de falta de material de higiene e também pedagógico, isso era prejudicial para a escola. Hoje, além dessas melhorias temos também uma merenda de mais qualidade e isso é um diferencial para quem se alimenta na escola. A atual gestão tem adquirido um perfil transformador, estamos amparados agora”, evidencia.

Luciane aproveita para agradecer pela confiança depositada nos funcionários. “Há abertura para o diálogo, e se nos escutam é porque acreditam em nós e no que estamos desenvolvendo”, realça.

Quem também faz elogios ao casal, a gestão e aos demais diretores do ensino é a secretária municipal da Educação, Ana Maria F. S. Oliveira. “A evolução acontece um pouquinho a cada dia graças a doação e proatividade de todos em seus cargos”, acentua.

Heliton agradece o apoio e enfatiza que a história de vida do casal é linda e de grandes conquistas. “Estudaram, enfrentaram o desemprego e hoje são uma lição de que é possível atingir o objetivo quando se tem força de vontade”, aponta.

“Fico feliz também por saber que mesmo hoje contando a história de apenas dois dos nossos diretores temos uma secretária, outros 23 funcionários na área com a mesma dedicação, preocupados com a comunidade, alunos e equipe de trabalho, fazendo a diferença no município. Parabéns, diretores”, finaliza.