Homem mantinha animais debilitados em ambiente tomado pela sujeira e forte odor

Publicado em 29 de novembro de 2021

GCM de Itararé (SP) prende suposto protetor de animais

Cão foi encontrado com ferimentos e com impossibilidade de se locomover

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itararé (SP) prendeu, nesta segunda-feira (29), um homem por maus tratos a animais.

O indivíduo, que alega ser protetor dos animais, foi abordado em sua residência, onde, por meio de denúncias, a GCM encontrou animais debilitados, além do cenário que caracteriza o crime.

Na revista ao local, os agentes encontraram um cão, deitado sobre as fezes, com aparente inchaço nas patas. Em defesa, o proprietário alegou que havia encontrado o animal na estrada, já machucado da pata traseira.

Uma gata com filhotes também foi encontrada. O interior da residência estava tomado pelo forte odor fétido ocasionado pelas sujeiras dos animais, bem como de penas de pássaros – provável resultado da alimentação dos gatos.

Diante da situação, a GCM acionou uma veterinária da própria Prefeitura que acompanhou os agentes na visita e expediu o laudo médico comprovando o crime de maus tratos a animais, conforme descreve a Lei nº 14064/2020 e artigo 32, da Lei 9605/1998.

“Após a avaliação física, constatamos que o animal não tinha condições de se locomover, com alto grau de desidratação e um trauma no membro posterior esquerdo. Em relação aos gatos, todos apresentavam o quadro de rinotraqueite infecciosa felina, apresentando secreção nasal e ocular”, detalha a veterinária.

O indivíduo foi encaminhado ao plantão policial e ficou à disposição da Justiça.

Saiba mais – O Grupamento Especializado na Proteção Ambiental e Rural (GEPAR) é responsável por atender as ocorrências relacionadas às questões ambientais e à causa animal no município.

Em outubro deste ano, a mesma equipe logrou êxito após apurar uma denúncia de maus tratos a animais, onde um cão era mantido em situação crítica de abandono: com machucados pelo corpo, sem água, sem comida e sem abrigo. O caso ocorreu no dia 03 de outubro, um dia antes do Dia Mundial dos Animais.