Medida atende a deliberação CIB nº 169, de 15 de dezembro de 2021

Publicado em 14 de fevereiro de 2022

Prefeitura de Itararé (SP) informa a suspensão das campanhas de vacinação canina

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, informa que, seguindo a deliberação CIB nº 169 de 15 de dezembro de 2021, suspende as campanhas de vacinação canina a partir deste ano de 2022.

De acordo com o documento, a medida considera a ausência de casos de raiva em humanos pela variante canina desde 1997 e a ausência de casos de raiva em cães e gatos pela mesma variante desde 1998.

Além disso, a deliberação para a suspensão das campanhas considera, como exemplo, a experiência dos estados da região Sul do Brasil, os quais suspenderam as campanhas desde 1995 e não tiveram retorno da circulação da variante canina.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Jerônimo Almeida, a vacinação antirrábica de cães e gatos permanece apenas mediante estratégia de rotina.

Mais informações sobre a vacinação de cães e gatos podem ser obtidas através do telefone (15) 3531-2821.