Profissionais celebram nesta terça-feira (30) o dia delas

Publicado em 23 de outubro de 2018

‘A cozinha é a alma da escola’, enfatizam merendeiras de Itararé (SP)

Rosineia Pimentel enfatizou sobre os hábitos alimentares das crianças

“Elas cuidam da alimentação das crianças e dos jovens em período escolar. Todos os dias, com amor, temperam, adoçam e dão energia a vida daqueles que buscam aprender. Nesta terça-feira (30), não poderia deixar de parabenizá-las pela passagem do dia delas”, enfatiza o prefeito de Itararé (SP), Heliton do Valle, sobre o Dia da Merendeira.

Atualmente, 68 profissionais, entre a Rede Municipal e Estadual do município, se dedicam a preparar as refeições. Só nas escolas municipais, mais de 5570 alunos são servidos por elas. Em homenagem a todas que exercem a função, as funcionárias da Escola Municipal Maria da Silveira Vasconcelos, Alaide Boachaques Fernandes, Noemia Aparecida dos Santos e Rosineia Pimentel contam um pouco da rotina de quem atua na área.

Aprovadas no mesmo concurso, elas estão há sete anos exercendo a função. “O mais gratificante são os abraços e agradecimentos das crianças. Isso não tem preço. Elas gostam do nosso tempero e retribuem com amor”, comenta Noemia.

Para as profissionais, a cozinha é a alma da escola. “Muitas crianças dependem deste alimento que preparamos com muito carinho”, enfatizam.

A orientação dada a elas é realizada pela nutricionista da Rede, Mariah Pereira. “Nos reunirmos com ela sempre e estes encontros são ótimos, pois nos atualizamos e também relembramos alguns hábitos” explicam.

Segundo Rosinéia, desde o início da gestão Heliton do Valle, as crianças estão melhorando os hábitos alimentares. “O cardápio mudou. Incentivamos o consumo de salada e frutas e ensinamos os menores as descascarem sozinhos, para que tenham sua autonomia, da mesma forma que são eles que se servem”, explica.

No total, hoje, são servidas seis refeições diariamente e elas cuidam para não haver desperdício. “Sabemos que em dia de chuva temos um número menor de alunos, ficamos atentas as atividades que eles estão fazendo, para nunca faltar comida, mas também não sobrar demais” diz Alaide.

Melhorias – E a mudança não foi só no cardápio. O investimento veio também na infraestrutura. A gestão adquiriu jogo de armários, batedeira e freezer, que trouxeram mais qualidade e facilidade a rotina das merendeiras. “Nos sentimos reconhecidas e valorizadas”, destacam.

O Governo Municipal também ofertou às profissionais capacitações em janeiro, com o tema ‘Boas práticas na produção e cuidados com doenças causadas por microorganismos’; e em maio, com o 1º Workshop de Alimentação na Prática. Na oportunidade, cerca de 60 auxiliares de serviço, que trabalham na limpeza, tiveram a monitoria das merendeiras para capacitarem-se ao trabalho na cozinha.

Segundo o prefeito as melhorias eram necessárias e a gestão continua trabalhando para que outros benefícios cheguem às escolas. “É preciso valorizar todas as profissões, em especial as que cuidam todos os dias das nossas crianças, que as tratam com amor e respeito. Nossas merendeiras estão de parabéns. Obrigado pela dedicação”, agradece Heliton.