Ação foi realizada junto aos alunos dos 4º e 5º anos da EM Profª Ione Maria Marques Martins dos Santos

Publicado em 20 de dezembro de 2019

Cartas de Leitor: Em Itararé (SP), Rede Municipal de Ensino realiza atividades sobre elaboração de textos opinativos

A ação tem o objetivo de ensinar aos estudantes a refletir e dissertar sobre aquilo que leem

Em Itararé (SP), a Educação ultrapassa as barreiras físicas da sala de aula a fim de promover uma formação cada vez mais completa. Prova disso são as atividades desenvolvidas junto aos estudantes da Rede Municipal de Ensino sobre ‘Cartas de Leitor’.

De acordo com a assessora técnico-pedagógica Tânia Machado, a ação é prevista pelo Programa Ler e Escrever, utilizado pela Rede Municipal de Ensino, com objetivo ensinar aos estudantes a refletir e dissertar sobre aquilo que leem.

Segundo ela, através das chamadas ‘Rodas de Jornal’, os estudantes dos 4º e 5º anos da Escola Municipal Profª Ione Maria Marques Martins dos Santos trabalharam a interpretação e a elaboração de textos de opinião sobre as matérias veiculadas um jornal local. “Após, por iniciativa dos professores, as cartas escritas pelas crianças foram publicadas”, destaca.

Conforme a secretária municipal de Educação, Ana Maria F. S. Oliveira, é fundamental que a Educação se aproxime da vivência real dos alunos. “É dessa forma que realmente se aprende a refletir, a questionar e a intervir no mundo”, enfatiza.

Para o prefeito, Heliton do Valle, ações como essa são transformadoras. “Esse é o objetivo de nossa gestão: garantir um ensino amigável, acessível e completo a nossas crianças”, finaliza.