Apresentação é obrigatória para rapazes que nasceram em 2002

Publicado em 9 de janeiro de 2020

Em Itararé (SP), inscrições para o alistamento militar já estão abertas

Jovens que nasceram em 2002 já podem realizar a inscrição para o alistamento militar em Itararé (SP).

Os nascidos em 2001 ou anos anteriores, que ainda não tenham se alistado, também devem alistar-se.

O ato é obrigatório e pode ser feito até o dia 30 de junho na Junta de Serviço Militar (JSM), localizada à rua Doutor Pedro de Alencar, 388 (ao lado do Tiro de Guerra) ou pela internet, através do site www.alistamento.ed.mil.br

Para fazer o alistamento pessoalmente é necessário apresentar RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de residência recente. Via site basta somente o número do CPF para validar as informações.

Após a inscrição haverá um comunicado de convocação ou dispensa do serviço no site da Junta de Serviço Militar.

Os convocados passam por uma seleção entre julho e outubro e, em seguida, recebem treinamento no quartel.

Se o jovem perder o prazo para se alistar, é preciso procurar a Junta Militar para quitar a multa de R$ 4,14. Quem está irregular com o serviço militar fica impedido de assumir cargo público, tirar passaporte e se matricular em instituições de ensino, por exemplo.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3532- 4150 de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h e sexta-feira, das 08h às 12h.

Saiba mais – O Tiro de Guerra de Itararé foi resgatado pelo prefeito, Heliton do Valle, em 2017, após um ano desativado.  No local, os atiradores recebem instruções militares destinadas a formação do combatente de área territorial; atua em proveito da comunidade em campanhas sociais do município e são estimulados ao civismo e cidadania. Atualmente, o chefe de instrução do TG é o subtenente Ivonir Leher.

Segundo Heliton, reinaugurar o local foi um ato de patriotismo e amor a Itararé. “A instituição faz parte da história de Itararé. Fui atirador e sei tamanha e vital importância na sociedade desta escola de nacionalismo e cidadania”, expõe.

Para ele, servir as forças armadas ainda é uma oportunidade a quem quer conhecer a carreira militar. “Quem mantiver o interesse pode ingressar e seguir a honrosa carreira do exército”, detalha.