Ação tem como objetivo o combate à hanseníase

Publicado em 21 de janeiro de 2020

Saúde de Itararé (SP) participa da campanha ‘Janeiro Roxo’

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está participando da campanha mundial de combate à hanseníase, o ‘Janeiro Roxo’.

De acordo com a enfermeira e diretora da Vigilância Municipal em Saúde, Gislene Fátima Oliveira, a hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por uma microbactéria que entra no organismo pelas vias respiratórias e se instala na pele e nos nervos.

Segundo ela, a condição tem cura e, quanto mais cedo tratada, menores os danos e complicações. “O diagnóstico pode ser feito através de exame clínico realizado nos Postos de Saúde. O tratamento, realizado através de medicamentos disponibilizados gratuitamente, dura de seis meses a um ano e, após começá-lo, o paciente não transmite mais a doença àqueles com quem convive”, explica.

Saiba mais – Em caso de suspeita de hanseníase, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Mais informações podem ser obtidas junto à sede da Secretaria Municipal de Saúde, à rua Frei Caneca, 1471 ou através do telefone (15) 3531-8160.