Primeira escola a receber a iniciativa foi a EM Nossa Senhora de Fátima
Publicado em 19 de fevereiro de 2020
Primeira escola a receber a iniciativa foi a EM Nossa Senhora de Fátima
Foi com muita animação, curiosidade e carinho que as crianças da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima receberam os agentes especiais do mais novo projeto da Guarda Civil Municipal (GCM): o Cãoterapeuta Amigo.
A iniciativa, inédita em toda a região, foi desenvolvida durante todo o ano de 2019 junto a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento intelectual, físico, psicomotor e social de alunos com deficiência. Na Rede Municipal de Ensino, as atividades do programa iniciaram na segunda-feira (17).
Conforme a coordenadora e idealizadora do programa, GCM Hingrid, na primeira instituição participante, serão realizados 20 atendimentos, com duração de 30 minutos cada, nos períodos da manhã e da tarde, atendendo, assim, mais de 200 crianças.
“Após uma reunião com as professoras da escola, pudemos levantar as necessidades dos alunos, a fim de avaliar quais serão as melhores abordagens para trabalhar as faculdades motoras, intelectuais e a inclusão social dos estudantes”, detalha ela.
Para o prefeito, Heliton do Valle, ações como essa demonstram a importância do pensamento coletivo dentro da gestão. “Por meio dessa parceria entre a Educação e a GCM, poderemos estimular um melhor desenvolvimento de nossos pequenos e, assim garantir uma Itararé melhor para todos”, enfatiza.
Cães – A pastor-alemão capa preta, Tess, membro do Canil da GCM, é responsável por estimular as atividades motoras entre as crianças, através de circuitos de obstáculos e brincadeiras. Além dela, a cachorra voluntária Zara também participa, sendo responsável pelo setor pedagógico do projeto, na ‘contação’ de histórias.
Conforme Hingrid, todos os animais recebem treinamento especial, e destacam-se por possuir temperamento dócil. “Os cães também seguem rigorosas normas de higiene. Além de banho semanal, também utilizam um talco especial anti bactericida antes de cada sessão. Vacinas e vermifugação em dia também são algumas de nossas exigências”, detalha.
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas através do telefone (15) 3531-2120.