Ação tem como objetivo restringir o trânsito de pessoas em áreas comerciais fechadas

Publicado em 20 de março de 2020

Coronavírus: Vigilância Epidemiológica divulga determinações para estabelecimentos comerciais do município

Supermercados devem restringir a entrada de, no máximo, 20 clientes

A Prefeitura de Itararé (SP) divulgou uma determinação para que os estabelecimentos comerciais do município, autorizados a continuar o atendimento ao público pelo Decreto nº 30, de 19 de março de 2020, restrinjam o trânsito de pessoas nas dependências.

De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica Municipal, Gislene de Oliveira, a ação tem como objetivo evitar o risco de contágio aos clientes ou usuários do serviços. “O não cumprimento das determinações acarretará nas penalidades de multa, interdição total ou parcial da atividade e cassação de alvará de localização e funcionamento, conforme legislação”, explica.

Para o prefeito, Heliton do Valle, é importante que cada um faça a sua parte. “Estamos vivendo uma pandemia. É imprescindível que todos colaborem para impedir a proliferação dessa vírus”, detalha.

Determinações
De acordo com o documento, supermercados devem restringir a entrada de, no máximo, 20 clientes. Padarias, laboratórios, consultórios, farmácias e demais estabelecimentos de cinco.

Os estabelecimentos deverão ainda realizar outras estratégias de venda, como agendamento, entrega em domicílio, senhas ou organização de filas na parte externa do estabelecimento, respeitando o espaçamento mínimo de um metro e meio entre as pessoas.

Pessoas acima de 60 anos, gestantes e lactantes não devem transitar por espaços públicos, pedindo para que outros, fora do grupo de risco, façam as compras ou serviços.