Formação aconteceu na quinta-feira (30), com a temática sobre autismo

Publicado em 4 de abril de 2022

Educação de Itararé (SP) promove Orientação Técnica de Educação Especial para professoras da Sala de Recursos Multifuncional

A prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, realizou, na última quarta-feira (30), a Orientação Técnica Pedagógica para as professoras da Sala de Recursos Multifuncional.

A formação, com o tema: “02 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo”, aconteceu no Centro de Atendimento Educacional de Itararé (CAEEI) e foi ministrada pela supervisora Ana Maria Ribas de Oliveira e a Assessora Técnica Pedagógica (ATP) de Educação Especial, Adriana de Oliveira Corrêa. A iniciativa teve como objetivo promover a reflexão do educador a respeito do processo de aprendizagem e desenvolvimento dos educandos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na escola, tendo como foco a importância da inclusão no cotidiano escolar.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno neurológico que afeta o cérebro social dos indivíduos, gerando problemas de socialização, comunicação, comportamentos repetitivos e interesses restritos, podendo apresentar também sensibilidade sensoriais.
É de consenso entre os profissionais que trabalham com os educandos autistas que o diagnóstico precoce é fundamental no sucesso do tratamento, acarretando problemas menores de comportamento e socialização na vida adulta.

As professoras da Sala de Recursos Multifuncional realizam as capacitações mensalmente, a fim de que conheçam, de forma efetiva, como um autista compreende o mundo e aprende, garantindo, assim, um bom trabalho de inclusão e o seu pleno desenvolvimento.

A supervisora da Educação Especial, Ana Maria, destaca que “o principal intuito é auxiliar o professor para sanar suas dúvidas, e assim proporcionar o desenvolvimento na prática com os educandos em seus atendimentos”.

Para a secretária municipal de Educação, Andréia Almeida, “garantir a formação continua dos professores é de extrema importância para atender a principal demanda atual no ambiente escolar”.