Publicado em 12 de abril de 2022

Em parceria com Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultura de Itararé (SP) inicia Programa Inclusão Digital no Campo

O Projeto também tem o objetivo de auxiliar a permanência do jovem no campo, estimulado pelos novos processos e tecnologias

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e Escola Estadual Heitor Guimarães Cortes, através do Convênio FETAESP / SENAR SP, promovem o Programa Inclusão Digital no Campo, que acontecerá no laboratório da escola, no período noturno, com um público estimado de 20 a 30 produtores e trabalhadores rurais.

O Programa visa orientar o público do meio rural quanto ao uso adequado e eficiente das tecnologias da informação, com vistas à aquisição de conhecimentos em geral, contribuindo para o seu ingresso no mercado de trabalho mais bem preparado ou, então, seu aperfeiçoamento quando já inserido. Além disso, o Projeto tem o objetivo de auxiliar a permanência do jovem no campo, estimulado pelos novos processos e tecnologias, e ainda, promover a inserção dos produtores, trabalhadores rurais e seus familiares na sociedade da informação digital.

Os principais objetivos da inclusão digital no campo, são:
– Apresentar ao produtor, trabalhador rural e seus familiares o universo do mundo digital.
– Fornecer os conhecimentos básicos de operação e precisão dos controladores periféricos, criação e edição de textos e de planilhas eletrônicas e do uso da internet.
– Apresentar os novos conceitos tecnológicos utilizados atualmente, como Wi-Fi, Tablet, Mobile, GPS, inteligência artificial, educação a distância, realidades virtual e aumentada, dentre outros.
– Orientar sobre a busca das informações atualizadas por meio da navegação na internet.
– Estimular a permanência do público na atividade rural, demonstrando a utilização de novas ferramentas para a modernização de seu cotidiano.
– Promover a inclusão digital, demonstrando a facilidade na comunicação, pesquisa e contato com empresas e pessoas.
– Incentivar os Sindicatos Rurais/ Outras Instituições a firmar convênios para recebimento de doação de equipamentos e criação de telecentros, que contribuam para a inclusão digital de forma geral.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Jerônimo de Almeida, viabilizar a participação deste público “é uma ação de cidadania da Secretaria, pois insere os nossos produtores, promovendo a inclusão digital, demonstrando a facilidade na comunicação, pesquisa e contato com empresas e pessoas”.