Iniciativa faz parte das ações do Maio Vermelho

Publicado em 20 de maio de 2022

Saúde de Itararé (SP) realiza palestras sobre câncer bucal nos CRAS do município

Iniciativa faz parte das ações do Maio Vermelho

Como parte das ações de conscientização do Maio Vermelho, a Secretaria Municipal de Saúde de Itararé (SP) realizou, durante os dias 11, 12 e 19 de maio, palestras sobre prevenção ao câncer bucal junto aos participantes do Serviço de Convivência do Idoso.

Durante as palestras, realizadas nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) Centenário e Novo Horizonte, os munícipes, além de aprenderem mais sobre higiene bucal, passaram por avaliação odontológica e ainda receberam um kit contendo escova dental macia, escova para a língua, escova para prótese e pasta dental.

Dentistas também realizaram avaliações nos presentes.

Conforme a coordenadora de Saúde, Soraia Bujokas da Rosa Silva, 58 pessoas foram avaliadas, das quais, 7 foram encaminhadas para uma segunda avaliação e uma para tratamento odontológico.

Segundo ela, o trabalho teve um feedback muito positivo. “Os idosos foram muito receptivos, perguntaram e participaram ativamente da explanação. A odontologia agradece a todos os funcionários que estiveram envolvidos no evento”, enfatiza.

Participantes do CRAS Centenário.

Equipe – Participaram da ação os profissionais Dra. Soraia Bujokas da Rosa Silva, Dra. Silvia Pontes, Dr. João Carlos Polay e Dra. Flávia Polay, além das auxiliares Renata Correa Deppa e Geisemara Leite Rosa Bueno.

Maio Vermelho – Maio Vermelho é o Mês da Luta contra o Câncer de Boca.

Podem aumentar a probabilidade da ocorrência da doença o consumo de qualquer tipo de tabaco: cigarros, charutos, cachimbos etc; consumo excessivo de álcool e dietas carentes em frutas e vegetais. A exposição solar sem proteção também pode aumentar as chances de desenvolver câncer nos lábios.

É importante frequentar o dentista, pelo menos, duas vezes ao ano, pois os exames para diagnóstico do câncer de boca são realizados durante as consultas odontológicas de rotina. Além de avaliar os dentes e as gengivas, o profissional pode também tocar seu pescoço e a área da mandíbula, além de examinar as partes superior e inferior da sua língua.

Palestra também aconteceu no CRAS Novo Horizonte.
Todos os participantes receberam um kit contendo escova dental macia, escova para a língua, escova para prótese e pasta dental.