Ação é resultado de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Educação

Publicado em 24 de maio de 2022

Prefeitura de Itararé (SP) dá início à cronograma de palestras sobre combate ao abuso e exploração sexual infantil nas escolas

Alertar sobre o abuso e a exploração sexual numa linguagem didática e adequada aos pequenos. Foi com esse objetivo que a Prefeitura de Itararé (SP), por meio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Educação iniciou, na quinta-feira (19) um cronograma de palestras sobre o tema nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

Através da contação da história do livro ‘Não me toca, seu boboca’, de Andrea Viviana Taubman, o grupo composto pelas técnicas dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) Centenário e Novo Horizonte, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Centro de Atendimento Educacional Especializado de Itararé (CAEEI), realizou uma roda de conversa com as crianças das escolas municipais Profº Newton Marques, Profª Maria Jesus Klocker Camargo e Profª Alice Fonseca Braga.

Conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Felipe Johnson, o diálogo é a maior arma contra a violência. “Conversar com as crianças e adolescentes sobre o que é intimidade, consentimento e onde elas podem e, principalmente, onde não podem ser tocadas, é fundamental. Através da informação, poderemos proteger nossas crianças e punir pessoas mal-intencionadas”, destaca.

Saiba mais – As palestras nas escolas acontecerão no período de 19 a 26 de maio, como parte das ações do Maio Laranja. As atividades acontecerão junto aos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.

Além das técnicas, cada grupo de palestrantes conta ainda com a presença de uma psicóloga para garantir um melhor atendimento e acolhimento à criança, em caso de necessidade.

Maio Laranja – 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973.

Denúncias – Se você tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência, denuncie! As denúncias podem ser feitas a qualquer uma dessas instituições de forma totalmente anônima:
• Conselho Tutelar de Itararé
Celular/Plantão (15) 99606-3555
• Disque 100
• Polícia Militar – 190
• Guarda Civil Municipal (GCM) de Itararé
Telefone 153 ou (15) 3531-2120
•Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Itararé
Telefone (15) 3532-2011
• Crimes na web

Rodas de conversa acontecem com base no livro ‘Não me toca, seu boboca’, de Andrea Viviana Taubman