Além das aquisições, o Executivo realizou a primeira formação para os professores e gestores da etapa da educação infantil

Publicado em 11 de agosto de 2022

Prefeitura de Itararé (SP) investe em materiais para as crianças de zero a três anos

A formação aconteceu na última quarta-feira (05)

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, investiu em materiais do programa “A voz e a vez da criança” para a etapa da educação infantil de 0 a 3 anos (creches). Além das novas aquisições, foi realizada, na última quarta-feira (05), a primeira formação para todos os professores e coordenadores pedagógicos responsáveis por essa etapa de ensino nas escolas municipais.

Os materiais do programa “A voz e a vez da criança” estão divididos em kits do aluno e do professor, os quais irão contemplar mais de 950 crianças de zero a três anos, 128 professores responsáveis pelas turmas do berçário 1 ao maternal 2, 10 coordenadores pedagógicos, além das famílias que recebem junto com o kit do aluno, um livro com orientações para o trabalho com seus filhos, ampliando o alcance do programa fora da escola e o desenvolvimento integral das crianças.

A primeira formação do programa foi conduzida pela formadora da editora Movimenta, professora Ana Carolina Dorigon, supervisoras de ensino Samara Abrahão e Eliara Leite e assessoras técnicas Marlene Ribeiro e Nataly Guedes.

Durante o encontro, foi apresentado uma síntese dos materiais que contém no kit do aluno e no kit do professor e realizado dinâmicas com os participantes, fazendo referências às sequências didáticas que contém em cada livro.

A supervisora Samara Abrahão, comenta que o programa “A voz e a vez da criança” possui um trabalho voltado para sequências didáticas que estimulam infinitas possibilidades de criatividade e da sensibilidade humana já na infância, além de trabalhar propostas que garantem os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer. “Esses materiais irão enriquecer ainda mais o trabalho grandioso que é realizado na educação infantil no município de Itararé e auxiliarão muito no ensino aprendizagem dos alunos desde bebês”, detalha.

A secretária da Pasta, Andreia Almeida, acrescenta que a Prefeitura de Itararé tem investido bastante em materiais, programas, projetos e formações que contemplem as diferentes etapas de ensino. “É uma alegria para a gestão, podermos contemplar as crianças e professores da educação infantil, de zero a três anos, com um programa e formações de tamanha excelência e qualidade”, destaca.

Para o prefeito, Heliton do Valle, os investimentos são a base de uma Educação de qualidade. “É primordial investirmos em formação e materiais de qualidade desde a educação infantil para construírmos uma base sólida que preparará a criança para a aprendizagem ao longo da vida”, finaliza.