Ação contou com a participação de recepcionistas, atendentes e cadastradores sociais lotados na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social
Publicado em 28 de setembro de 2022
Ação contou com a participação de recepcionistas, atendentes e cadastradores sociais lotados na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social
A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou, na segunda-feira (26), uma palestra em alusão ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiências, celebrado em 21 de setembro.
O evento, com o tema ‘Atendimento às Pessoas com Deficiência’, foi ministrado pela assistente social Kelin Vizgarra, especialista em gestão social, políticas públicas, redes e defesa de direitos, e teve como público-alvo recepcionistas, atendentes e cadastradores sociais lotados na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
Conforme a secretária da Pasta, Vanessa Machado, a palestra teve como principal objetivo qualificar os atendimentos voltados às pessoas com deficiência nos espaços e setores que compõem a Política Pública de Assistência Social, por meio do Sistema Único de Assistência Social, o SUAS.
Vanessa acrescenta, ainda, que “pessoas com deficiência são, sobretudo, pessoas como quaisquer outras, com protagonismos, peculiaridades, contradições e singularidades. Pessoas que lutam por seus direitos, que valorizam o respeito pela dignidade, pela autonomia individual, pela plena e efetiva participação e inclusão na sociedade e pela igualdade de oportunidades”.
Saiba mais – O primeiro tópico abordado durante o evento foi ‘Conceitualização e Terminologias’, com ênfase para o termo ‘pessoa com deficiência’, que, hoje, é o mundialmente aceito. Além disso, foram citados os termos em desuso, que possuem conotações de preconceito, capacitismo e discriminação.
A seguir, foi discorrido sobre as diferentes deficiências (física e motora, auditiva, visual e intelectual) e sobre como as pessoas com deficiência podem e devem ser atendidas nos espaços de atendimento. O encerramento aconteceu com algumas reflexões sobre acessibilidade, garantias legais, respeito às diferenças e defesa dos direitos das pessoas com deficiência.