A primeira visita guiada aconteceu na trilha Barreira x Caiçara

Publicado em 20 de outubro de 2022

Em parceria com a Educação, Turismo de Itararé (SP) leva estudantes à pontos turísticos do município

No mês de outubro, o local contemplado foi a Trilha Barreira x Caiçara.

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Coordenadoria Municipal de Turismo, está promovendo um projeto que envolve a divulgação e apresentação dos pontos turísticos do município aos alunos da Rede Municipal de Ensino através de trilhas guiadas.

Conforme o coordenador da Pasta, Marco Antonio Pereira, no mês de outubro, o local contemplado foi a Trilha Barreira x Caiçara. “Além de mostrar aos mais jovens as belezas de nossa cidade, essa iniciativa possui ainda forte cunho ambiental, uma vez que o turismo e o cuidado com a fauna e a flora devem andar, sempre, de mãos dadas”, destaca.

Para o prefeito, Heliton do Valle, a ação é muito benéfica. “Apresentar aos nossos alunos o potencial turístico de nossa cidade é lançar semente em bom solo. A iniciativa não somente ensina que devemos cuidar das nossas riquezas naturais, como também mostra, na prática, que há muito espaço para empreender no setor turístico, hoje e no futuro”, enfatiza.

Sobre a trilha – Com saída do Parque da Barreira, a trilha possui um percurso de 3,8 km até as cachoeiras do Rio Caiçara. Somando o retorno ao parque, ao todo, serão 7,2 km de passeio por uma paisagem predominante do bioma Cerrado, margeando o Vale do Rio Itararé.

Durante o trajeto, é possível observar diversas espécies de pássaros e seis cachoeiras, sendo que a última deságua entre os paredões rochosos do Rio Itararé, proporcionando um visual de tirar o fôlego.

A atividade deve ser feita em grupo com duas pessoas ou mais, por questões de segurança. A Coordenadoria ressalta que a trilha possui mata nativa, animais silvestres e, por isso, deve ser utilizada com responsabilidade. Recomenda-se o uso de calçados fechados e roupas leves. É importante também levar uma garrafa de água para hidratar-se durante a trilha, sem se esquecer do protetor solar e repelente. Também é recomendável que, antes da aventura, o turista registre o nome na base da GCM.