Jovens visitaram a Biblioteca Municipal Armando de Sales Oliveira, o Museu Histórico Municipal Camilo de Melo Pimentel e a Casa da Cultura Juquinha Taques
Publicado em 26 de outubro de 2022
Jovens visitaram a Biblioteca Municipal Armando de Sales Oliveira, o Museu Histórico Municipal Camilo de Melo Pimentel e a Casa da Cultura Juquinha Taques
A Coordenadoria municipal de Cultura de Itararé (SP), recepcionou, durante os dias 19, 20 e 21 de outubro, 110 alunos do município de Itaporanga (SP).
Os estudantes dos 6º, 7º e 9º anos da Escola Estadual Epitácio Pessoa visitaram a Biblioteca Municipal Armando de Sales Oliveira, o Museu Histórico Municipal Camilo de Melo Pimentel e a Casa da Cultura Juquinha Taques. Na ocasião, os jovens puderam conhecer um pouco da história de Itararé; o acervo da Biblioteca Municipal, que hoje conta com mais de 20 mil títulos à disposição da população; assistiram a um breve documentário sobre a Revolução Constitucionalista de 1932 na Sala de Cinema; conheceram de perto as obras do artista itarareense Jorge Chueri, os móveis centenários da Sala Coronel Jordão na Casa da Cultura, além de terem um contato direto com a cultura tropeira, na sala Getúlio Cleto.
Conforme a professora Sidneia Pascoal, que esteve acompanhando os alunos na visita, o passeio turístico à cidade de Itararé foi marcante e emocionante. “Os alunos nunca tinham ido ao museu antes, amaram a experiência! Ficamos felizes de poder conhecer a Casa da Cultura: um casarão do século passado, tão bonito, parece que estamos num filme de época”, detalha.
Para o coordenador da Pasta, Júlio Calabrez, a visita reflete o importante trabalho de preservação da história e da cultura que Itararé vem realizando ao longo dos últimos anos. “Nossos espaços culturais hoje são também pontos turísticos, e abrigam um número gigantesco de histórias por meio de seus objetos, fotografias, esculturas e obras de arte em exposição. Graças a esse zelo, muitas outras escolas, de outras cidades da região, já entraram em contato solicitando agenda para visita”, finaliza.