Ação visa inoculação de sementes de soja com as bactérias fixadoras de nitrogênio Bradyrhizobium e Azospirillum
Publicado em 11 de novembro de 2022
Ação visa inoculação de sementes de soja com as bactérias fixadoras de nitrogênio Bradyrhizobium e Azospirillum
A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Agricultura e pecuária, em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) Regional de Itapeva (SP), iniciou, na quarta-feira (09), um projeto que visa uso de tecnologia para melhoria na produção de soja. A ação está sendo desenvolvida junto aos agricultores familiares da comunidade quilombola Fazenda Silvério.
Conforme o técnico agrícola Amilton Pereira da Silva, o trabalho, que inicialmente acontece nas lavouras dos produtores Darci Silvério e Jorge Machado, visa utilizar estas propriedades como ‘piloto’ para difundir a tecnologia junto aos demais agricultores,
“No final da safra, faremos uma Tarde Campo com os produtores, que envolverá a apresentação do resultado final da aplicação da tecnologia como uma alternativa para agregar valor na produção de soja”, explica Amilton.
Para o secretário da Pasta, Jerônimo de Almeida, a iniciativa demonstra o comprometimento do poder público com o homem do campo. “Nosso principal objetivo é garantir que o agricultor familiar tenha cada vez melhores condições de vida e trabalho, gerando renda e movimentando a economia do município”, enfatiza.
Entenda – A ação, que conta com a parceria da GT de Grãos e Embrapa Soja de Londrina (PR), visa demonstrar aos produtores e técnicos o uso já comprovado da inoculação de sementes de soja com as bactérias Bradyrhizobium e Azospirillum, que são fixadoras de nitrogênio e promotoras do desenvolvimento radicular das plantas.
A iniciativa também visa apresentar a viabilidade da fixação biológica do nitrogênio (FBN) como ferramenta para diminuição de custos com o uso de fertilizantes na produção e incremento financeiro na renda da propriedade.