Combate ao transmissor da dengue, Zika e chikungunya começa na eliminação dos criadouros

Publicado em 11 de novembro de 2022

Prefeitura de Itararé (SP) alerta a população sobre os riscos da proliferação do mosquito Aedes aegypti

A melhor forma de prevenção é evitar a proliferação do mosquito transmissor

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica, alerta aos munícipes sobre os riscos da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e chikungunya e, consequentemente, da probabilidade do aumento do número de casos no município.

Conforme a educadora de Saúde, Viviane Orejana de Camargo, no verão, o calor e as chuvas sazonais contribuem para a proliferação do mosquito. “A maior parte dos criadouros desse mosquito estão no interior das residências. Para evitar que uma dessas doenças venha a acometer alguém que amamos, devemos tomar medidas efetivas de controle do vetor”, detalha.

“A melhor forma de prevenção é evitar a proliferação do mosquito transmissor, eliminando água armazenada para impedir possíveis criadouros e, por isso, é fundamental a participação consciente de toda a população”, acrescenta Viviane.

O que você pode fazer para ajudar no combate – Através de ações simples, a população pode atuar na prevenção à proliferação do mosquito da Dengue. Confira:
– Manter fechados recipientes que possam acumular água
– Encher pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana
– Deixar garrafas de vidro com a boca para baixo
– Manter as caixas d’água tampadas
– Limpar calhas frequentemente
– Descartar corretamente os pneus
– Tampar ralos e lixeiras
– Quando não estiver utilizando a piscina, mantenha sempre fechada e limpa
– Evitar lixo e entulhos deixados em terrenos baldios

O uso de repelentes e tela mosquiteiro também são recomendados para prevenção e combate ao Aedes aegypti.

A Saúde de Itararé lembra ainda que mulheres grávidas precisam ter ainda mais atenção com a prevenção. Conforme Viviane, nos últimos anos foi observado uma grande proliferação dos casos de microcefalia em bebês, relacionados ao vírus Zika. “É essencial que gestantes estejam sempre atentas ao ambiente e consultem seus médicos sobre a utilização de repelentes. As telas em janelas e portas podem ser grandes aliadas nesse momento”, explica.

Sintomas da dengue – Em adultos, a primeira manifestação é a febre alta, entre 39°C a 40°C, de início repentino, associada a:
– Dor de cabeça
– Prostração
– Dores musculares, nas juntas e atrás dos olhos
– Vermelhidão no corpo (exantema)
– Coceira.

Anorexia, náuseas, vômitos e diarreia não volumosa podem estar presentes, mas são menos frequentes.

Não existe tratamento específico contra o vírus da dengue. Tomar muito líquido para evitar desidratação e utilizar medicamentos para baixar a febre e analgésicos são as medidas de rotina para aliviar os sintomas. Pacientes com dengue, ou com suspeita da doença, precisam de assistência médica. Sob nenhum pretexto, devem recorrer à automedicação, que pode acarretar no agravamento da doença.