Materiais do Projeto “A voz e a vez da criança” foram entregues para todos os alunos,
professores e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino

Publicado em 10 de março de 2023

Prefeitura de Itararé (SP) investe em materiais para as crianças da Educação Infantil

O material contempla a etapa da Educação Infantil de 0 a 3 anos (creches) e 4 a 5 anos (pré-escola).

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, investiu, mais uma vez, em novos materiais do projeto “A voz e a vez da criança” para a etapa da Educação Infantil de 0 a 3 anos (creches) e 4 a 5 anos (pré-escola).

Além da aquisição, a Pasta realizou, nos dias 28 de fevereiro e 01 de março, a primeira formação para todos os professores e coordenadores pedagógicos responsáveis pela Educação Infantil nas escolas municipais de Itararé (SP).

Os materiais do programa “A voz e a vez da criança” estão divididos em kits do aluno e do professor, os quais irão contemplar mais de 1925 crianças de 0 a 5 anos, 187 professores responsáveis pelas turmas das creches e pré-escolas, 23 coordenadores pedagógicos, além das famílias que recebem junto com o kit do aluno, um livro com orientações para o trabalho com seus filhos, ampliando o alcance do programa fora da escola e o desenvolvimento integral das crianças.

Os kits do projeto são compostos pelo caderno do aluno, um guia com qr codes e descritivo de todas as obras de arte envolvendo as seguintes linguagens da arte: cinema, teatro, dança, contação de história, artes plásticas e gráficas; Cinco pôsteres com obras de artes plásticas, gráficas e fotografia; Livros de literatura; Livro da família e Livro do professor. Durante o ano, os professores e gestores passarão por formações mensais com oficinas práticas para melhor desenvolvimento do projeto com os alunos.

A supervisora Samara Abrahão, comenta que o projeto “A voz e a vez da criança” é um projeto educacional que dá voz às crianças, onde o foco principal é o protagonismo dos alunos. “Além disso, o projeto está todo alinhado a Base Nacional Comum Curricular e ao Currículo Municipal”, complementa.

Conforme a secretária da pasta, Andreia Almeida, o trabalho com o material rendeu bons resultados no ano passado. “Para o ano letivo de 2023, ampliamos a abrangência do projeto, trabalhando desde as turmas das creches até a pré-escola. Além disso, estamos com muitas novidades para as formações de professores e gestores em relação ao desenvolvimento desse projeto”, enfatiza.

Para o prefeito, Heliton do Valle, o investimento em material didático é um dos pilares para garantir o ensino de qualidade. “Além de contar com uma equipe pedagógica que está em constante formação, oferecer suporte material para que desenvolvam as estratégias dentro da sala de aula, é o caminho para construir o futuro promissor de nossas crianças”, finaliza.